Educação Orçamentária Familiar: Uma ferramenta que promove qualidade de vida no Sertão Paraibano

Autores

  • ROSIMERY ALVES DE ALMEIDA LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • FRANCISCA NATALIA Lacerda Figueiredo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • RAUL Ventura Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • ANA FLAVIA Albuquerque Ventura UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20160455-631862

Palavras-chave:

Educação Orçamentária. Orçamento Familiar. Educação Financeira. Planejamento Financeiro. Finanças Pessoais.

Resumo

A educação financeira é uma importante ferramenta utilizada no controle do orçamento familiar, através do uso adequado desta pode-se controlar a renda e os gastos das famílias, proporcionando aos seus membros uma melhor qualidade de vida. Objetivou-se ensinar as famílias como orçar os seus recursos financeiros e gastos, a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, Sousa – PB. Aos aspectos metodológicos, utilizou-se uma revisão bibliográfica sobre educação orçamentária familiar e aplicou-se às famílias participantes do projeto um questionário, com base no IBGE (2009) e uma planilha de orçamento doméstico elaborado pelo IDEC (2012). Verificou-se que possíveis entraves para o sucesso financeiro podem ser induzidos por aspectos culturais e a falta de conhecimento sobre educação financeira.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n4.p55-63.1862

Biografia do Autor

ROSIMERY ALVES DE ALMEIDA LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - Paraiba;

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Publicado

2016-06-27 — Atualizado em 2021-10-14

Versões

Como Citar

ALVES DE ALMEIDA LIMA, R., Lacerda Figueiredo, F. N., Ventura Júnior, R., & Albuquerque Ventura, A. F. (2021). Educação Orçamentária Familiar: Uma ferramenta que promove qualidade de vida no Sertão Paraibano. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (4), 55–63. https://doi.org/10.35700/ca20160455-631862 (Original work published 27º de junho de 2016)

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