Programa de extensão Mulheres Sim: Um estudo sobre suas alunas e sua efetividade nos câmpus

Autores

  • Ania Tamilis da Silva Witt Graduada em Assistência Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e servidora do Instituto Federal de Santa Catarina
  • Paula Clarissa de Souza Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina e servidora do Instituto Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20160472-831822

Palavras-chave:

Educação. Extensão. Gênero. Vulnerabilidade Social. Inclusão Social.

Resumo

O Programa Mulheres SIM é um programa de extensão de cunho social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) com recorte de gênero, para mulheres em vulnerabilidade social e sem escolaridade. Por meio desse artigo visa-se esclarecer a metodologia do Programa Mulheres SIM, bem como identificar o perfil das alunas e investigar a efetividade do Programa nos câmpus onde os cursos são ofertados. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e documental. De forma que pode ser também classificada como pesquisa aplicada e quali-quanti, visto que utiliza ambos os métodos para análise e coleta de dados. Dentre os resultados da pesquisa destaca-se o fato da grande maioria das alunas sinalizar intenção em continuar estudando, o que reforça a relevância em se continuar com o programa. Assim como, é perceptível nos depoimentos colocados pelos câmpus, o quão exitosa foi a experiência de participar dos cursos de extensão do Programa Mulheres SIM, tanto para as alunas quanto para todos os envolvidos.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n4.p72-83.1822

Biografia do Autor

Ania Tamilis da Silva Witt, Graduada em Assistência Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e servidora do Instituto Federal de Santa Catarina

Diretoria de Extensão do IFSC

Paula Clarissa de Souza, Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina e servidora do Instituto Federal de Santa Catarina.

Diretoria de Extensão do IFSC

Downloads

Publicado

2016-06-27 — Atualizado em 2021-10-14

Versões

Como Citar

Witt, A. T. da S., & Souza, P. C. de. (2021). Programa de extensão Mulheres Sim: Um estudo sobre suas alunas e sua efetividade nos câmpus. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (4), 72–83. https://doi.org/10.35700/ca20160472-831822 (Original work published 27º de junho de 2016)

Edição

Seção

Artigos