Esta é uma versão desatualizada publicada em 2016-02-17. Leia a versão mais recente.

Informática básica e apoio pedagógico para menores de uma casa-lar em Videira/SC

Autores

  • Denise Danielli Pagno Instituto Federal Catarinense Campus Videira/SC
  • Joana Ester Gonçalves Lins Instituto Federal Catarinense Campus de Videira/SC
  • Mikelen Vicelli Instituto Federal Catarinense Campus de Videira/SC

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1784

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual. Tecnologias Assistivas. Inclusão da Pessoa com Deficiência

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a relação entre a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na escola regular e a educação inclusiva e, também, como esta última vem contribuindo com a aprendizagem de pessoas com a necessidade em foco neste artigo. Por outro lado, investiga e defende as tecnologias assistivas como recursos e possibilidades para o êxito na aprendizagem por estudantes que necessitam de condição especial para compreender e assimilar o conhecimento trabalhado no ambiente escolar. Desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico contextualizando a questão da educação inclusiva do deficiente intelectual na escola regular, seguida de uma pesquisa empírica qualitativa, que lançou mão da observação assistemática para obter resultados que contribuíssem com as práticas favoráveis da mediação e do emprego das tecnologias assistivas. O desenvolvimento de recursos e tecnologias assistivas para deficientes intelectuais no interior do espaço acadêmico deve contribuir com a viabilização da aprendizagem dos alunos atendidos dentro da Instituição e na comunidade externa de um Campus de um Instituto Federal Brasileiro.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p129-132.1784

Biografia do Autor

Denise Danielli Pagno, Instituto Federal Catarinense Campus Videira/SC

Técnica em Assuntos Educacionais do Núcleo Pedagógico.

Professora de Ciências e Biologia da Rede Pública de Santa Catarina.

Joana Ester Gonçalves Lins, Instituto Federal Catarinense Campus de Videira/SC

Bolsista do Projeto de Extensão e Acadêmica do Curso de Bacharel em Ciência da Computação do Instituto Federal Catarinense Campus de Videira/SC.

Mikelen Vicelli, Instituto Federal Catarinense Campus de Videira/SC

Acadêmica do Curso de Bacharel em Ciência da Computação do Instituto Federal Catarinense Campus de Videira/SC e colaboradora deste projeto.

Publicado

2016-02-17

Versões

Como Citar

Pagno, D. D., Lins, J. E. G., & Vicelli, M. (2016). Informática básica e apoio pedagógico para menores de uma casa-lar em Videira/SC. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (3). https://doi.org/10.35700/ca201503%p1784

Edição

Seção

Relatos de Experiência