O Pronatec e a extensão tecnológica nos Institutos Federais de Educação: contribuições para o ensino

Autores

  • André Dala Possa IFSC
  • Cristina Missao Borille Kuba IFSC
  • Cláudia Basso IFSC
  • Eliane de Souza Jacques IFSC

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20141033-421645

Palavras-chave:

Pronatec, Extensão Tecnológica, IFSC

Resumo

Este artigo relata um ano de gestão conjunta do Pronatec e da coordenadoria de extensão e relações externas do IFSC campus Florianópolis-Continente, desde o início da oferta em 2012 até os primeiros relatórios e a definição e implementação de ações prioritárias para perseguir de fato os objetivos do programa e tirar o máximo possível de proveito desse movimento de ampliação da oferta de vagas na educação profissional para a colaboração ao cumprimento das metas institucionais. No case em tela, tenta-se demonstrar que o Pronatec pode dar condições à inovação no ensino e, em algumas frentes, sinaliza à rede federal sobre mudanças urgentes e necessárias, especialmente na abordagem do público a quem se deseja atender, nas estratégias para manter esse mesmo público em sala de aula e na contribuição para a construção da sua necessária cidadania plena.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2014.ano1n1.p33-42.1645

Biografia do Autor

André Dala Possa, IFSC

Coordenador de Extensão e Relações Externas

Coordenador Adjunto do Pronatec

Cristina Missao Borille Kuba, IFSC

Bolsista no Pronatec

Cláudia Basso, IFSC

Orientadora Pedagógica

Eliane de Souza Jacques, IFSC

Orientadora Pedagógica

Publicado

2014-12-04

Como Citar

Possa, A. D., Kuba, C. M. B., Basso, C., & Jacques, E. de S. (2014). O Pronatec e a extensão tecnológica nos Institutos Federais de Educação: contribuições para o ensino. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 1, 33–42. https://doi.org/10.35700/ca20141033-421645

Edição

Seção

Artigos