A educação de jovens e adultos no contexto da educação do campo e a interface com a educação popular: reflexões iniciais
Palavras-chave:
EJA, Educação do Campo, Educação PopularResumo
O artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e a interlocução com a Educação Popular, respaldado em uma pesquisa de abordagem de cunho qualitativa. As questões analisadas aqui pautam-se, em certa medida, no estudo do tipo da arte, balanço de produção do período de 2012 a 2016, disponível no banco de dados da CAPES, sobre a temática a Educação de Jovens e Adultos no contexto do campo e a interlocução com a Educação Popular. Essa reflexão se fundamentou em Freire (1967; 2010; 2011;2015) Hurtado (2006); Caldart (2000; 2004; 2003), entre outros. As pesquisas apresentam uma significativa contribuição das matrizes epistemológicas e práxis da Educação Popular nas experiências educativas, tanto da educação de Jovens e Adultos quanto da Educação do Campo, no tocante à ação-reflexão de uma educação para a compreensão da realidade e da emancipação dos sujeitos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação do Campo. Educação Popular
Referências
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento.In: Por Uma Educação do Campo: Projeto Popular e Educação do Campo..BENJAMIN, Cesar.CALDART, Roseli Salete. Brasília. 2000. Disponível em http://www.forumeja.org.br/ec/files/Vol%203%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica%20do%20Campo.pdf
DIAS, Romualdo. Construindo a organização Popular: Texto de apoio 3. 1985, disponível em xa.yimg.com/kq/groups/.../Construindo+a+organizacao+popular+-+Romualdo+dias.p...
BRANDÃO, Carlos Brandão O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006
BRASIL, Resolução CNE/ Nº 1 de 05 de julho de 2000, Estabelece as Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos - acesso em 01 de setembro de 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. as pesquisas denominadas “estado da arte” in:educação & sociedade, ano xxiii, no 79, agosto/2002, p.257 -272
FRENCKEN, Claudete da Silva Morais. Educação de jovens e adultos e educação popular: pressupostos identificados na prática de educadores em sala de aula em Fortaleza. 2013. 188f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará,
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1967.
_________, Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011
_________, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo. NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: tória e prática em educação
popular. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2014
FURTER, Pierre. Educação Permanente e Desenvolvimento Cultural. Trad. Teresa de Araújo Pena. Petrópolis: Ed. Vozes Limitada, 1974. 224p
HURTADO, Carlos Nuñez. Educar para transformar, transformar para educar: comunicação e educação popular. Tradução Romualdo Dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992
HURTADO, C. N. Contribuições para o Debate latino-americano sobre a vigência e a Projeção da Educação Popular Educação Popular. In:PONTUAL,Pedro.IRELAND,Timoth(org) Educação Popular na America Latina:diálogos e perspectivas. MEC, UNESCO, CEAAL, Brasília: 2006. Disponível em: file:///D:/Backup%20Geral/Desktop/revista%20educa%C3%A7%C3%A3o%20popular%20americalatina%20(1).pdf
LEITE, Maria Edimaci Teixeira Barbosa. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos: a experiência do Projeto AJA-Expansão na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (2001-2004) Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Goiânia, 2015.
PONTUAL, P. Educação Popular e Democratização das Estruturas Políticas e Espaços Públicos. In:PONTUAL,Pedro.IRELAND,Timoth(org) Educação Popular na America Latina:diálogos e perspectivas. MEC, UNESCO, CEAAL, Brasília: 2006. Disponível em: file:///D:/Backup%20Geral/Desktop/revista%20educa%C3%A7%C3%A3o%20popular%20americalatina%20(1).pdf
D. GARCÊS. M. Educação Popular e Movimentos Sociais. In:PONTUAL,Pedro.IRELAND,Timoth(org) Educação Popular na America Latina:diálogos e perspectivas. MEC, UNESCO, CEAAL, Brasília: 2006. Disponível em: file:///D:/Backup%20Geral/Desktop/revista%20educa%C3%A7%C3%A3o%20popular%20americalatina%20(1).pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).