A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

SUCESSOS E DESAFIOS

Autores

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos / EJA Ciências, EJA Biologia/ EJA Ciências e Biologia

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar pesquisas sobre práticas pedagógicas de sucessos e os principais desafios encontrados para o ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após o resgate histórico da construção educacional, social e política da EJA, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho quali-quantitativo a fim de mapear publicações que pudessem apontar características específicas das práticas de ensino em Biologia na EJA. Este estudo dedicou-se às produções levantadas entre os anos de 2010-2020. Foram identificados 98 artigos dos quais apenas 30 foram selecionados para análise de dados, pois se encaixam no escopo deste estudo. As análises realizadas apontaram que os maiores desafios encontrados pelos professores de Biologia são: desenvolver modelos pedagógicos diferenciados que identifiquem a diversidade desse público e suas especificidades referentes às diferentes faixas etárias, perfis e situações de vida dos educandos. Outrossim, é possível inferir que o caminho para o sucesso no desenvolvimento dessas práticas deve priorizar a voz dos alunos em seus currículos; despertar nos educandos a sua autotransformação em cidadãos críticos e reflexivos; dar condições necessárias para o aluno compreender o espaço escolar como um ambiente de trocas de experiências e saberes em Ciências que contribuem para a sua melhoria de vida e também da sociedade.

DOI: https://doi.org/10.35700/2317-1839.2022.v11n19.3287

Biografia do Autor

Mariana Vaitiekunas Pizarro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR/campus Londrina

Mariana Vaitiekunas Pizarro é Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e possui Mestrado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação. É graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Docente efetiva do IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná no campus de Londrina/PR, atua nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Foi professora efetiva dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de São Paulo por 7 anos na E. E. Sebastiana Valdíria Pereira da Silva em Bauru/SP, exercendo por 3 anos a função Professora Coordenadora nesta mesma Unidade Escolar, atuando na formação de professores e Gestão Escolar juntamente com a Direção e Vice-Direção. Foi ganhadora do 22º Troféu HQMIX em 2010 na categoria -Melhor Dissertação de Mestrado de 2009 sobre Histórias em Quadrinhos no Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, alfabetização científica, formação de professores e avaliação em larga escala. Seus focos de pesquisa estão, atualmente, na pesquisa em alfabetização científica como temática para a formação de professores bem como o reconhecimento dos indicadores de alfabetização científica como parte importante deste processo e no estudo bem como a utilização das histórias em quadrinhos como um recurso adicional e potencial para a prática pedagógica dos professores em diferentes níveis de ensino.

Simoni Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR/campus Londrina

Simoni Farias é graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR campus Londrina e professora de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino em Londrina-PR

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Publicado

2022-12-04

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES