REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO INTEGRADO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO PROEJA

Autores

Palavras-chave:

Prática docente, Dialogicidade, Currículo Integrado, Proeja

Resumo

A experiência aqui relatada foi vivenciada no Instituto Federal Farroupilha no Curso Técnico em Cozinha Integrado ao Ensino Médio – Modalidade Proeja – com docentes das disciplinas profissionalizantes e de Matemática. Trata-se de uma pesquisa realizada no âmbito do mestrado Profissional em Rede (ProfEPT), com o objetivo geral de promover momentos de reflexões sobre o currículo integrado e as estratégias de desenvolvimento de práticas educacionais integradas no Proeja. Investigamos, junto aos professores, concepções de “currículo integrado” e “práticas educacionais integradas” desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos. Os dados foram coletados através de entrevistas e nos diálogos construídos nos encontros de formação docente, em que obtivemos informações a respeito da prática docente constituída sob a perspectiva do currículo integrado, dificuldades para a construção do ensino e da aprendizagem de forma interdisciplinar e as práticas educacionais desenvolvidas. Os encontros possibilitaram debates e reflexões sobre formas de planejamento e necessidades de uma maior articulação entre áreas e conhecimentos. Evidenciou-se a necessidade de construção coletiva do planejamento e a promoção da docência compartilhada, levando em consideração a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Prática docente. Dialogicidade. Currículo Integrado. Proeja.

DOI: https://doi.org/10.35700/2317-1839.2022.v11n19.3272

Biografia do Autor

Vânia Barcelos Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT no Instituto Federal Farroupilha- campus Jaguari, Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, área de atuação Matemática. Docente de Matemática na Rede Estadual de Educação.

Taniamara Vizzotto Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Licenciada em Física, Mestre e doutora em Educação, pela UFSM; docente de EBPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFFAR; Docente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT- Polo de Jaguari.

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Publicado

2022-12-04