ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA APLICADA A FENÔMENOS AVIÔNICOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Fernando Guimarães da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Rogério de Aguiar Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ivanete Zuchi Siple Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Função quadrática. Modelagem matemática. Aprendizagem significativa. Educação de Jovens Adultos.

Resumo

Esse trabalho versa sobre uma prática de ensino de função quadrática apoiada pela metodologia da modelagem matemática, realizada com os alunos do Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa prática envolveu a proposição de modelos matemáticos para a descrição de fenômenos aviônicos, visando a promover a aprendizagem significativa de função quadrática aos estudantes do Ensino Médio. Nas atividades foram utilizadas as fases da modelagem matemática, de acordo com as concepções de Almeida (2013) e também o conceito de aprendizagem significativa de Ausubel, em que foram elaborados mapas conceituais, de acordo com as concepções de Moreira (2010a). A pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada em sala de aula começou com questões para verificar o conhecimento dos estudantes, no que se refere à função quadrática, dentre outras fases da modelagem matemática. Os resultados oriundos da experimentação das atividades em duas turmas da EJA, sendo uma particular e outra pública estadual, evidenciaram que os modelos apresentados promoveram a aprendizagem significativa desses estudantes.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Professor do Ensino Fundamental II do Colégio Bom Jesus.

Rogério de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Matemática Aplicada pela UNICAMP.

Professor do Departamento de Matemática da UDESC.

Professor do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias - PPGEMCT do CCT/UDESC.

Coordenador do PROFMAT/UDESC.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC.

Pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique - INRP, França.

Professora do Departamento de Matemática da UDESC.

Professora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias - PPGEMCT do CCT/UDESC.

Referências

ALMEIDA, Lourdes Werle de; SILVA, Karina Pessoa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2013.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/modelagem_barbosa.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.

BERTO, Mario Cesar. Como funciona um avião. 1ª JORNADA ESPACIAL. Centro Técnico Aeroespacial. São José dos Campos, SP, 2005. Disponível em: https://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/ijespacial_05_avioes_como_funcionam.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Matemática). Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol3_matematica.pdf. Acesso em: 15 dez. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996-2004, Brasília, DF, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=657-vol1ejaelt-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 dez. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio. Brasilia, DF. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis – Construção Coletiva: Contribuições à Educação de Jovens e Adultos. Edições MEC/UNESCO. Brasília, DF, 2006. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=655-vol3const-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 dez. 2018.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Bahia: Via Litterarum Editora, 2010.

LIMA, Elon Lages. Números e funções reais. Rio de Janeiro: Coleção PROFMAT, Sociedade Brasileira de Matemática, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora, 2010a.

MOREIRA, Marco Antonio; MENDONÇA, Conceição A.S; SILVEIRA, Felipa P.R.A. Mapa conceitual: um recurso didático para o ensino dos conceitos sobre sistema respiratório. Programa internacional de doutorado em ensino de ciências da Universidade de Burgos/UFRGS, 2010b. Disponível em:
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1195-1.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.

NOGUEIRA, Gabriel Leite. Uma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2015. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc.php?id=79387. Acesso em: 20 jan. 2019.

SOARES, Luís Havelange. Aprendizagem Significativa na Educação Matemática: uma proposta para aprendizagem de Geometria Básica. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2009. Disponível em:
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/DissertacaoHavelange.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.

SORIA, Manoel Henrique Alba. Introdução a Mecânica de Locomoção do Avião. Departamento de Transportes, STT. Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, SP, 2006. Disponível em:
https://pt.scribd.com/document/349320926/Introducao-a-Mecanica-de-Locomocao-Do-Aviao. Acesso em: 19 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS