TOTALIDADES INICIAIS: APRENDER A LER (O MUNDO), ESCREVER (SUA HISTÓRIA) E SER FELIZ

Autores

  • Adriana Maidana EMEF Nossa Senhora de Fátima

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Felicidade.

Resumo

Este trabalho tem como intuito compartilhar as experiências iniciais vivenciadas por uma professora recém-chegada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, lecionando para as Totalidades Iniciais em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, cujo perfil da comunidade é marcado pela violência, tráfico de drogas e pobreza, busca – além de alfabetizar os educandos para a escrita e leitura da palavra – formas de problematizar as vivências dos educandos, encorajando-os também a aprender a ler o mundo, escrever a sua história nele e buscar a almejada felicidade.

Biografia do Autor

Adriana Maidana, EMEF Nossa Senhora de Fátima

Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (Totalidades Iniciais) na rede pública municipal de Porto Alegre. É licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e especializanda em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Referências

A PROCURA da felicidade. Direção: Gabriele Muccino. Roteiro: Steven Conrad. EUA: Columbia Pictures, 2006. Gênero: Drama. Duração: 117 minutos. DVD.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

EXPERTISE. O brasileiro é feliz?. 2013. Disponível em: <http://site.expertise.net.br/o-brasileiro-%C3%A9-feliz/>. Acesso em: 22 mar. 2015.

FREIRE, Madalena. Educando o olhar da observação – Aprendizagem do olhar. In: OBSERVAÇÃO, registro e reflexão. Instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

REVISTA ÉPOCA. O mito da felicidade. Edição on-line. Editora Globo, 2011. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI236742-15228,00-O+MITO+DA+FELICIDADE.html>. Acesso em: 22 mar. 2015.

SANTOMÉ, Jurgo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ZITKOSKI, Jaime José; STRECK, Danilo; REDIN, Euclides. (Org). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES