Trabalhadores (na EJA) do Brasil

Desafios de quem aprende (e ensina) enquanto trabalha

Autores/as

  • Ivelã Pereira

Resumen

Caros leitores,

É com muita satisfação que a edição de número 19, do primeiro semestre de 2022, aborda em sua capa uma releitura da obra de arte “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral, relacionando este contexto artístico ao contexto histórico-social de nossos alunos de EJA no Brasil.

Com o lugar de fala de professora atuante na EJA, observo que nossos estudantes, não obstante sua variedade de etnias, idades, identidades e histórias, apresentam como ponto em comum a característica (com raras exceções) de serem TRABALHADORES. Assim, o educador que trabalha com EJA não pode agir de modo descolado a esta realidade de nossos estudantes, pensando estratégias de ensino que mais se adequem a esse contexto.

DOI: https://doi.org/10.35700/2317-1839.2022.v11n19.3319

Biografía del autor/a

Ivelã Pereira

Ivelã Pereira
Editora-chefe da revista "EJA em Debate"

Publicado

2022-12-04