EJA – EPT: A PANDEMIA COVID-19 E O AGRAVAMENTO DA CRISE CAPITALISTA

Autores/as

  • Shirley Bernardes Winter Universidade Federal de Santa Maria-RS
  • Mariglei Severo Maraschin Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

La crisis capitalista se reestructura continuamente al igual que los medios de producción y explotación del trabajo, por ejemplo, tenemos la inserción de tecnología que supuestamente atribuye el emprendimiento al trabajador. La crisis se acentúa cuando ocurren situaciones que revelan la desigualdad social que nos rodea, como la pandemia del covid-19. Dicho esto, nuestro objetivo es contextualizar la influencia de la pandemia en el contexto de EJA EPT, en la relación entre trabajo y educación. Este ensayo fue organizado metodológicamente cubriendo trabajos de estudiosos de la relación entre trabajo y educación y los resultados muestran que la crisis generada por la pandemia acentúa aún más las desigualdades sociales, especialmente para aquellos que ya estaban en desventaja por el sistema, como la audiencia de EJA EPT.

Biografía del autor/a

Shirley Bernardes Winter, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Bacharel em Administração (2008), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS, Especialista em Gestão de Pessoas (2011), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS, Licenciada em Educação Profissional e Tecnológica (2020), pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM) na linha de Pesquisa LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, Bolsista Capes, Integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisas TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre educação de jovens e adultos integrada a educação profissional, trabalho e trabalho pedagógico.

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Foi professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete atuando nos cursos de Licenciatura em Química, Tecnólogo em Agroindústria e Técnico em Informática e coordenadora da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA do Campus Júlio de Castilhos . Foi pesquisadora do grupo CAPES / PROEJA UFRGS. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós / UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando os seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar.

Publicado

2021-12-30