A EJA NA PANDEMIA: INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO REMOTA NA ESCOLA PÚBLICA E O FRACASSO DA POLÍTICA NEOLIBERAL
Palabras clave:
Educação na Pandemia, Desigualdade social, Neoliberalismo educacional, Ensino remoto, EJA.Resumen
Este trabalho trata da educação remota para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por objetivo discutir a sua oferta diante da pandemia do Coronavírus em Porto Alegre. Para isso, descrevemos as iniciativas adotadas com esta finalidade, no período de um ano, por uma escola pública da rede municipal, e as comparamos com a proposta ofertada pela Secretaria Municipal de Educação. A metodologia utilizada é a análise dialética e a análise do discurso (VOLÒCHINOV, 2017) contida na documentação orientadora da mantenedora, do contexto social em que a escola está inserida e das práticas pedagógicas realizadas pela escola dentro do contexto do neoliberalismo. A análise de tal situação, tendo como base o retorno dos alunos da EJA da escola observada, aponta para o aprofundamento da política pública do neoliberalismo educacional e da desigualdade social em relação ao acesso à educação formal, ainda que os professores estejam comprometidos e sobrecarregados pela demanda de trabalho. Os motivos estão relacionados à escassez de recursos nas escolas públicas que garantam a universalização do acesso à educação remota, à falta de investimento em inclusão digital por parte da gestão da rede e à carência dos seus estudantes no que concerne aos meios (tecnológicos e financeiros) capazes de subsidiá-la.
Palavras-chave: Educação na pandemia. Desigualdade social. Neoliberalismo educacional. Ensino remoto. EJA.
Citas
BASEGIO, Leandro Jesus; MEDEIROS, Renato da Luz. Educação de Jovens e Adultos: problemas e soluções. Curitiba: Intersaberes, 2013.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7 ed. Tradução Reynaldo Bairão. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (1988). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Acesso em: 04 abr. 2021.
_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 abr. 2021.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Maria Luiza M. de Carvalho. Londrina: Planta, 2004.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. Tradução: Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 EJA em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).