EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

Palabras clave:

Educação de usuários de biblioteca, Educação de jovens e adultos, Biblioteca escolar.

Resumen

Este texto é um relato de experiência baseado na aplicação de projeto elaborado para a Biblioteca Emília Bustamante, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo é apresentar os resultados da implementação do projeto de educação de usuários denominado “Biblioteca: aqui pode!”, após pesquisa com alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem quantitativa. A execução do projeto mostrou que alunos de diferentes faixas etárias, mediante informações e estratégias apropriadas, passam a usar, compreender melhor e aderir adequadamente às normas e condições de uso e funcionamento da biblioteca. A pesquisa ainda revela que o projeto colaborou para mostrar que aquele não é um espaço restrito e de difícil acesso, mas sim de inclusão e integração.

Palavras-chave: Educação de usuários de biblioteca. Educação de jovens e adultos. Biblioteca escolar.

DOI: https://doi.org/10.35700/2317-1839.2022.v11n19.3246

Biografía del autor/a

Anderson Leonardo de Azevedo, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Doutorando em História pela UERJ, Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Fiocruz, Graduado em Biblioteconomia pela UFMG. Atualmente Bibliotecário da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

Arlete Fátima Leal Duarte, Faculdade São Camilo-MG

Bacharel em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo-MG

Citas

ANDRADE, I. G. et al. Estímulo à conservação e preservação do material bibliográfico: relato de experiência. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 145-54, jul./dez. 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: 2015 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
AZEVEDO, A. L.; DUARTE, A. F. L. Biblioteca: aqui pode!. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2018. p. 1523-1532. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708. Acesso em: 3 jun. 2019.
BELLUZZO, R. C. B.; MACEDO, N. D. Da educação de usuários ao treinamento do bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 78-111, jan./dez. 1990.
BEZERRA, J. E. E. A importância do ato de ler dos alunos da EJA. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 109-115, 2009.
GOMES, R. R. et al. Educar para preservar: o lúdico como estratégia de conscientização no processo de preservação da memória documental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 7-10 jul. 2013, Florianópolis/SC. Disponível em: https://anaiscbbd.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/1580/1581. Acesso em: 5 dez. 2018.
LA TAILLE, Y. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 2001.
MARTINS, A. L. et al. Preservando o saber educando o usuário: a experiência do Sistema de Bibliotecas da UFC. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS – BRASIL, 2., 17-22 out. 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_232.pdf. Acesso em: 11 dez. 2018.
MONSANI, D. Educação de usuários utilizando a gamificação: pesquisa-ação em uma biblioteca do Instituto Federal Catarinense. 2016. 228f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
MOREIRA, A. L. V.; COUTINHO, P. C. Criação de fotografia para campanha: campanha do silêncio para biblioteca. In: INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO/PRÊMIO EXPOCOM – EXPOSIÇÃO DA PESQUISA EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO, 28., 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/expocom/EX24-0779-1.pdf. Acesso em: 2 dez. 2018.
OLIVEIRA, S. F. J. A contribuição dos esforços de educação de usuário para a formação dos usuários de informação tecnológica. São Paulo: UDESC/SC, 2000. Disponível em: http://www.geocities.ws/biblioestudantes/texto_03.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.
QUEIROZ, A. M. C. A biblioteca, uma organização sociocultural e instrumento a serviço da educação e cidadania. 2006. 53f. Monografia (Especialização em Metodologia da Educação Superior) – Faculdade Batista Brasileira, Salvador, 2006.
SANTIAGO, S. M. N.; NETTO, C. X. A. Educação de usuários: um estudo junto ao sistema integrado de bibliotecas da UFPE. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 246-68, jul./dez. 2012.
SOUSA, L. D.; CANCELA, L. B.; MACHADO, M. C. A leitura e a literatura na EJA: formação de leitores. Ícone: Revista de Letras da UEG, São Luís de Montes Belos, v. 17, n. 1, p. 17-26, maio 2017.
SILVA, C. A. M. G. et al. Um estudo sobre a importância da educação de usuários como serviço em bibliotecas universitárias: o caso da biblioteca da UFC – Campus Cariri em Juazeiro do Norte – CE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/issue/view/119. Acesso em: 5 dez. 2018.

Publicado

2022-12-04

Número

Sección

RECONHECIMENTO DE SABERES