IMPLEMENTAÇÃO E A EXPANSÃO DO PROEJA NO DISTRITO FEDERAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palabras clave:
Proeja. Distrito Federal. Transiarte. Instituto Federal de Brasília. Integração.Resumen
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) rompeu com a dualidade histórica entre trabalho manual e trabalho intelectual, concebendo o trabalho como princípio educativo, e, como resultado, pôde-se observar a formação humana e integral de sujeitos sociais. Este artigo de revisão teve por objetivo geral apresentar considerações sobre a implementação do PROEJA no Distrito Federal e a sua expansão com a institucionalização do Instituto Federal de Brasília (IFB). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, bem como no Repositório Institucional da Universidade de Brasília, com os descritores PROEJA e Distrito Federal. Para a seleção dos estudos, foi utilizada a estratégia de leitura dos resumos por “scanning”. A síntese narrativa foi usada para descrição dos achados. Foram encontrados 51 títulos ao todo, sendo selecionados os 7 que abordavam aspectos relacionados ao PROEJA no Distrito Federal. Verificou-se o pioneirismo do Projeto PROEJA – Transiarte no desenvolvimento de pesquisas contemplando a integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Profissional. Diante da complexidade e dos inúmeros desafios políticos e pedagógicos que envolvem a oferta e a execução do Programa, torna-se necessária a realização de mais pesquisas sobre a temática, visando a fomentar a construção de itinerários formativos que contemplem os objetivos e as finalidades do Programa e mitiguem a lógica da exclusão social e do silenciamento tão presentes na realidade dos educandos.
Palavras-chave: PROEJA. Distrito Federal. Transiarte. Instituto Federal de Brasília. Integração.
Citas
BRASIL. Lei nº 13.632, de 6 de março de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13632.htm#art1. Acesso em 26 novembro 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5478.html. Acesso em 10 outubro 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.480, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm#art11. Acesso em 10 outubro 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Integração Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA: documento base, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em 10 outubro 2019.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital 03/2006/PROEJA/CAPES/SETEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/edital_proeja_capes_setec07.pdf. Acesso em 20 outubro 2019.
CIAVATTA, M. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. RAMOS, M. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
COSTA, G. A.C. A construção identitária nas produções Proeja Transiarte. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
GOMES, A. F; COSTA, A. R; FIALHO, V. R; SANTOS, L. H. Uma análise da produção de teses e dissertações sobre Objetos de Aprendizagem na área de Linguística e Letras. Domínios de Lingu@gem, v. 6, n. 2, p. 150-169, 2012.
KRAUSE, F. C. Modelos tridimensionais em biologia e aprendizagem significativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Brasília: Universidade de Brasília, 2012.
LEMES, J. B. O Proeja Transiarte na educação de jovens e adultos do Centro de Ensino Médio 03 e na educação profissional do Centro de Educação Profissional de Ceilândia: significações e indicações de estudantes à elaboração de um itinerário formativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Brasília: Universidade de Brasília, 2012.
MOURA, D. H; PINHEIRO, R. A. Currículo e formação humana no ensino médio integrado de jovens e adultos. Em Aberto, v. 22. n. 82, p. 91-107, 2009.
REIS, T.C.B. As sete dimensões da aprendizagem colaborativa no Proeja-Transiarte: experiências na educação de jovens e adultos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
RODRIGUES, D. V. O Projeto Proeja Transiarte: uma experiência de pesquisa-ação em Ciberarte. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Brasília: Universidade de Brasília, 2010.
RODRIGUES, D. V. A arte de transição: tecnologias digitais na educação de surdo. In: 7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2017, Recife, PE. Anais (on-line). Disponível em:
http://www.nehte.com.br/simposio/anais/simposio2017.html. Acesso em 25 novembro 2019.
SALES, M. C. O movimento constitutivo do currículo da educação profissional integrado à educação de jovens e adultos: uma proposta emancipatória no IFB Campus Gama. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Brasília: Universidade de Brasília, 2018.
TOLEDO, R. F; JACOBI, P. R. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, v. 34, n. 122, p. 155-173, 2013.
ZIM, A. S. Arte, educação e narrativa no Proeja-Transiarte: Ensaios e fragmentos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Brasília: Universidade de Brasília, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 EJA em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).