AULA PRÁTICA: UM ESTÍMULO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERATIVIDADE INTELECTUAL, FÍSICA E SOCIAL DOS ESTUDANTES

Autores

  • Michele Rosset Instituto Federal do Paraná
  • Margarete dos Santos Centro Paula Souza
  • Gabriel Mathias Carneiro Leão Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Metodologia de ensino, PROEJA, Análise Sensorial

Resumo

A aula prática é considerada uma atividade pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aula prática realizada em laboratório como estratégia didática na educação profissional de jovens e adultos (PROEJA). A atividade foi desenvolvida junto aos estudantes do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal do Paraná, campus Colombo. Inicialmente, os conceitos teóricos de Testes Afetivos, abordados na disciplina de Análise Sensorial de Alimentos, foram ministrados em aula expositiva. Em seguida, foi realizada uma aula prática no Laboratório Multidisciplinar do campus. Durante o desenvolvimento da atividade, além de atingirem os objetivos de aprendizagem propostos, os estudantes demonstraram comprometimento e responsabilidade. As aulas práticas permitem que os estudantes trabalhem em grupo, colaborativamente, preparando os sujeitos para os desafios da vida profissional. A execução desta prática pedagógica contribuiu de forma efetiva com as interações professor-estudante e estudante-estudante e maior interação entre teoria e prática.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Metodologia de ensino. PROEJA. Análise Sensorial.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS