TENSÕES ENTRE PROPOSTAS E PRÁTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA NA EJA DA ZONA RURAL DO CEARÁ

Autores

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier Universidade Federal Fluminense
  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

EJA, Práticas curriculares, Matemática

Resumo

O ensino de Matemática ainda tem sido um desafio nas escolas brasileiras. Entendemos que este desafio se intensifica em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da zona rural onde, em geral, predominam propostas curriculares de escolas urbanas ou adaptadas de outras etapas de ensino. Neste artigo analisamos algumas tensões entre propostas e práticas curriculares em matemática na EJA da zona rural do Ceará. Como instrumentos de elaboração de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras, e observação participante nas salas de aula destas docentes. Os materiais de pesquisa foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, observa-se a percepção do entendimento comum, por parte das professoras e do sistema municipal de ensino, de currículo enquanto documento básico de prescrição. Conclui-se que há um distanciamento entre o que se propõe como práticas às professoras e o que elas constroem em sala de aula. Entendemos ser essas aproximações e distanciamentos as tensões entre as propostas e práticas curriculares em matemática.

 

Biografia do Autor

Francisco Josimar Ricardo Xavier, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação, Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GRUPEMAT), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de EtnomateMática da UFF (GETUFF).

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos.

Referências

BRASIL. Parecer nº 11, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2000.

BRASIL. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo Segmento, v. 3, Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2002.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./ set. 2015.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FREITAS, A.V. Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010), 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 10. reimpr. São Paulo: EPU, 2007.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. ampl. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORIN, E.; ALMEIDA, M. C. de; CARVALHO, E. A. (orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros sentidos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Bras. Educ. Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p.519-539, set./ dez., 2006.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

CURRÍCULO