A META 10 DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: DO PLANO AOS POSSÍVEIS PROBLEMAS
Palabras clave:
Plano Nacional da Educação. Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional.Resumen
Apresenta integralmente a descrição da "Meta 10 do Plano Nacional de Educação 2014-2024". Ao expor o texto há inclusão de comentários que tem por objetivo a produção de reflexões críticas por leitoras e leitores. O objetivo principal deste ensaio é problematizar os desenvolvimentos que a atual reformulação da meta 10 que o Plano Nacional de Educação pode alcançar.
Citas
BOURDIEU, Pierre. A distinção: Crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Lição sobre a lição. Vila Nova Gaia: Estratégias criativas, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
_______. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: Documento base. Brasília, 2007.
_______. Ensino fundamental obrigatório com nove anos de duração. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Brasília, 2006.
_______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
_______. Lei orgânica da assistência social. Lei nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993. Brasília, 1993.
_______. Reforma da educação em tempo integral. Projeto de lei nº 479 de 26 de fevereiro de 2015. Brasília, 2015a.
_______. Reforma do ensino médio. Medida provisória nº 746 de 22 de setembro de 2016. Brasília, 2016.
_______. Plano nacional de educação 2014-2024. 2. ed. Brasília, 2015b.
BURGARELLI, Rodrigo; SALDAÑA, Paulo; TOLEDO, José Roberto de1. Gasto com Fies cresce 13 vezes e chega a R$ 13,4 bi, mas ritmo de matrículas cai. Jornal Estadão. 2015. Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,gasto-com-fies-cresce-13-vezes-e-chega-a-r-13-4-bi-mas-ritmo-de-matriculas-cai-imp-,1634714>. Acesso em: 21 jan. 2017.
CORREIO 24 HORAS. Meio milhão de participantes do Enem vão fazer a prova em busca do diploma do ensino médio. Correio 24 horas. 2011. Disponível em: <http://www.correio24horas.com.br/detalhe/educacao/noticia/meio-milhao-de-participantes-do-enem-vao-fazer-a-prova-em-busca-do-diploma-do-ensino-medio/>. Acesso em: 18 jan. 2017.
DUARTE, Alexandra. O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009. Sociologia, problemas e práticas, 75 (1), p. 151-170, 2014.
FOLHA DE SÃO PAULO. Quase 90% dos presos fazem prova por diploma. Folha de São Paulo. 2010. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1512201025.htm>. Acesso em: 18 jan. 2017.
FONSECA, Celso Suckow. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Escola Técnica, 1961.
GUIMARÃES, Edilene Rocha. As expressões do discurso pedagógico oficial e local. Politica de ensino médio e educação profissional: Discursos pedagógicos e práticas curriculares. p. 169-251. Tese de doutorado (Educação). Recife: IFPE, 2008.
HALSEY, Albert Henry; HEATH, Anthony Francis & RIDGE, John Michael. Origins and destinations: Family, class, and education in modern Britain. London: Clarendon Press, 1980.
IBGE. Distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/frm_piramide.php>. Acesso em 23 jan. 2017.
KMK, Kultusministerkonferenz. Schüler, Klassen, Lehrer und Absolventen der Schulen. 2006-2015. Dokumentation 211. 20162.
MEC, Ministério da educação. Enem passará a ser exclusivo para acesso às universidades. Portal do Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=44171>. Acesso em 22 jan. 2017.
MENDES, Marcos. A despesa federal em educação: 2004-2014. Boletim legislativo nº 26, de 2015 do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Senado Federal. Brasília, 2015.
PORTAL BRASIL. Entenda como funciona o Enem para presidiários e infratores. Portal Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/11/entenda-o-enem-para-pessoas-privadas-de-liberdade>. Acesso em 18 jan. 2017.
OLIVEIRA, Ramon de. Possibilidades do ensino médio integrado diante do financiamento público da educação. Educação e pesquisa. 35 (1). p. 51-66, 2009.
SÃO PAULO. Plano estadual de educação nas prisões do estado de São Paulo - Versão preliminar. São Paulo. 2012.
SÁTYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: Um estudo com base nos censos escolares de 1997 à 2005. Texto para discussão nº 1267. Brasília: IPEA, 2007.
_______. O impacto de infraestrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de ensino fundamental: 1998 a 2005. Texto para discussão nº 1338. Brasília: IPEA, 2008.
SCOTT, James. Weapons of the weak: Everyday forms of peasant resistance. New Haven: Yale University Press, 1985.
TOKARNIA, Mariana. MEC lança programa de ensino técnico para estudantes do ensino médio. Agência Brasil. 2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/mec-lanca-programa-de-ensino-tecnico-para-estudantes-do-ensino-medio>. Acesso em: 19 jan. 2017. Brasília.
VIEIRA, Sérgio. Gestão dos recursos do Sistema S é questionada em audiência pública. Agência Senado. 2015. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/05/28/gestao-dos-recursos-do-sistema-s-e-questionada-em-audiencia-publica>. Acesso em: 21 jan. 2017.
VILLELA, Flávia. Autoridades e empresários pedem manutenção de recursos do Sistema S. Agência Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2015/09/autoridades-e-empresarios-pedem-manutencao-de-recursos-do-sistema-s>. Acesso em: 21 jan. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).