TRAJETÓRIAS ESCOLARES NARRADAS POR CINCO ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Gonzaga

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Trajetórias Escolares. Narrativas.

Resumo

Este estudo apresenta os percursos vivenciados por cinco alunos da Educação de Jovens e Adultos. Acreditamos que ao abordarem sobre suas trajetórias, as narrativas desses protagonistas podem contribuir para refletirmos sobre as políticas educacionais para a EJA por evidenciarem a diversidade que é inerente a esse público. O objetivo geral deste trabalho consistiu em dar voz a estes alunos com vistas a conhecermos um pouco mais sobre suas trajetórias escolares. Pretendíamos também averiguar o incentivo da família aos estudos; verificar em que momento a educação foi negada; identificar os aspectos que influenciaram na construção da identidade e na formação desses sujeitos. Utilizamos a entrevista para coletar os dados que foram analisados a partir das narrativas orais. Como resultados, identificamos formas de viver singulares no convívio familiar, nas lembranças escolares, nas interrupções e retorno a escola, nos saberes de vida e nos valores que possibilitaram aos entrevistados prosseguirem em seus sonhos e realizações. 

Biografia do Autor

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (2015), é Pós-Graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial (2005) e Gestão Contemporânea da Educação Escolar (2007) pelo CEPEMG e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2012) pelo IST / SOCIESC. Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Dentre suas ocupações destaca-se o assessoramento à Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / SEE-MG (2003-2008). Lecionou no Curso de Formação de Professores, Ensino Normal, na Escola Estadual Intendente Câmara e no Curso de Pedagogia na UFOP e, atualmente, trabalha no Centro de Extensão do MHNJB/UFMG, onde também desenvolve um projeto de extensão voltado para a formação de pedagogos. É pesquisadora colaboradora na pesquisa que investiga os egressos do curso de Pedagogia da UFOP; membro e Secretária do FOPROFI - Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente do DEEDU / UFOP; membro do Conselho Diretor do MHNJB/UFMG e membro associado da ANPED e ANPAE. Temas de interesse: Formação de Professores e Pedagogos, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos e Educação em Museus.

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.14, p.79-95, set. 2003.

______. (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

ARROYO, M. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: CONSTRUÇÃO coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MMEC, RAAAB, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18. ed. rev. ampl. São Paulo: 1988.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CONFERÊNCIA internacional sobre a educação de adultos (V: 1997 : Hamburgo, Alemanha): Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI/UNESCO, 1999.

CHAUÍ, M. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CUNHA, M. I. Conta-me agora. As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. l-2, p.185-195, jan./dez. 1997.

DI PIERRO, M. C. et al. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, São Paulo, ano XXI, n. 55, nov./2001.

GIOVANETTI, M. A. G. de C. A relação educativa na educação de jovens e adultos: suas repercussões no enfrentamento das ressonâncias da condição de exclusão social. In: REUNIÃO Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, XXVI, 2003, Poços de Caldas. Anais. Poços de Caldas: [s.n.], 2003.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p.108-130, mai./ago. 2000.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, I. A. Educação de Jovens, Adultos e Idosos: Aprendizagem ao Longo da Vida. In: SALTO para o Futuro. Educação ao longo da vida. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, Ano XIX, n. 11, set./2009.

OLIVEIRA, M. K. de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 12, p. 59-73, set./dez. 1999.

PINEAU, G. Histoires de vie et histoires de famille: dês histoires enchevêtrees. Journée d’Etude du Service de Placement Familial de la Association Départemental pour l’Education et l’Insertion (ADEI), Palis des Congrès de Rochefort – Jeudi 18 Novembre 2004. Disponível em <http://hivigo.free.fr/textes/textedoc.htm>. Acesso em 10 abr. 2004.

SANTOS, G. L. dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, p. 107-125, set./dez. 2003.

SARTI, C. A. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2003.

SOARES, L. J. G. A educação de jovens e adultos: momentos históricos e desafios atuais. Revista Presença Pedagógica, v. 2, n.11, set./out. 1996.

SOUZA, E. C. de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teóricometodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan/abr. 2006.

______. Abordagem experiencial: pesquisa educacional, formação e histórias de vida. In: SALTO para o Futuro. Histórias de Vida e Formação de Professores. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância. Boletim 01. Março/2007.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

CURRÍCULO