A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENQUANTO EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Veridiana Gomes Caseira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vilmar Alves Pereira

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação Popular. Classe popular

Resumo

O presente artigo tem a intenção de abordar a íntima relação da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Popular. Trata-se de uma abordagem bibliográfica, que em seu formato original pertence ao Projeto de Dissertação de Mestrado, intitulado: “O Perfil do Educando da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Rio Grande/RS”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGeDU/ FURG, sob a linha de pesquisa “Educação, Linguagens e Utopias”. A pesquisa em questão desenvolve-se a partir da perspectiva da Educação Popular, com uma metodologia qualitativa, baseada para coleta de dados no Grupo Focal e para análise dos mesmos no Discurso do Sujeito Coletivo. Para esse artigo, convém elucidar, de forma breve, o percurso da EJA que é fortemente relacionado à história da Educação Popular e apresentar a educação de Jovens e Adultos enquanto expressão da Educação Popular.

Biografia do Autor

Veridiana Gomes Caseira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no programa de Pós Graduação em Educação PPGEDU/FURG

Referências

BARRETO, Sabrina das Neves. O processo de alfabetização na MOVA RS: narrativas e significados na vida de mulheres. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade de Rio Grande, Rio Grande, 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pensar a Prática: escritos de viagem e estudos sobre a educação. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <www.planalto.gov.br/civil>. Acesso em 23 jun. 2015.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº: 9394/96. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil/03/leis>. Acesso em 20 jan.e 2015.

_______. Lei De Diretrizes e Bases da Educação. Lei n° 5.692, de 11 de agoto de 1971. Disponível em: www.camara.leg.br. Acesso em: 05 maio 2015.

_______. Resolução CNE/CEB n°1, de 05 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <www.portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf>. Acesso em: 12 jun. 2015.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos CEDES, v. XXI, nº 55, Campinas, Nov. 2001. Disponível em: <www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 14 out. 2014.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR E MOBILIZAÇÃO CIDADÃ/SNAS/SG. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília, DF. 2014.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

______. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. ed. 48. São Paulo: Cortez, 2006.

FRIEDRICH, Márcia et al. Trajetórias da Escolarização de Jovens e Adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas esvaziadas. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n67>. Rio de Janeiro 2010. Acesso em: 14 out. 2015.

HADDAD, Sérgio, DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rebedn14/2000>. Acesso em: 17 jun. 2015.

MIRANDA, Sícero Agostinho. Os Saberes Matemáticos no Cotidiano dos Pescadores Artesanais das Comunidades Tradicionais de Pesca da Cidade de Rio Grande. Dissertação de Mestrado, FURG. Rio grande 2015.


SAMPAIO, Marisa Narcizo; ALMEIDA, Rosilene Souza. Práticas de Educação de Jovens e Adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de Jovens e Adultos: Diretrizes curriculares Nacionais. Rio de Janeiro, 2002.

STRELHOW, Thyeles Bocarte. Breve histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Disponível em: <www.histedbr.fe.unicamp.br>. Acesso em: 15 maio 2015.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

CURRÍCULO