PRODUÇÃO DE CINEMA, SENTIDOS E APRENDIZAGENS: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Danielle Riella Rodrigues Tavares
  • Lauren Veronesse Centro municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire ( SMED Porto Alegre/ RS)
  • Evandro Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Produção de cinema. Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagens, Produção de Sentido.

Resumo

O uso de tecnologias possibilita a ampliação das práticas de leitura e escrita, antes restritas a quadro ou papel impresso. “Ler” estórias com imagens, sons e audiodescrição, escrever roteiros que se transformam em filmes, não são mais práticas educativas incomuns. O presente artigo visa à reflexão sobre fazer cinema na EJA, envolvendo alunos de alfabetização, pós-alfabetização e comunidade, a partir de oficina, de periodicidade semanal, voltada a esse fim. Busca-se problematizar sentidos produzidos e enunciados pelos estudantes sobre sua participação e aprendizagens neste contexto. Tem caráter qualitativo (MARTINS, 2004), configurando-se como estudo de caso (ALVES-MAZZOTTI, 2006). Tem como instrumentos a observação participante (MARTINS, 2004) e as entrevistas compreensivas (ZAGO, 2003). Para análise dos dados de pesquisa, as falas dos estudantes são dimensionadas como enunciados (BAKHTIN, 1997). Os resultados trazem indícios de que a oficina de cinema tem promovido aprendizagens com relação a reflexões sobre histórias de vida, trabalho coletivo, aprendizagens técnicas e questões de autoria e autobiografia proporcionando o letramento.

Biografia do Autor

Danielle Riella Rodrigues Tavares

Graduada em Pedagogia /UFRGS

 

Evandro Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogo;

Doutor em Educação;

Professor da Faculdade de Educação UFRGS

Referências

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

CURRÍCULO