PRODUÇÃO DE CINEMA, SENTIDOS E APRENDIZAGENS: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palabras clave:
Produção de cinema. Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagens, Produção de Sentido.Resumen
O uso de tecnologias possibilita a ampliação das práticas de leitura e escrita, antes restritas a quadro ou papel impresso. “Ler” estórias com imagens, sons e audiodescrição, escrever roteiros que se transformam em filmes, não são mais práticas educativas incomuns. O presente artigo visa à reflexão sobre fazer cinema na EJA, envolvendo alunos de alfabetização, pós-alfabetização e comunidade, a partir de oficina, de periodicidade semanal, voltada a esse fim. Busca-se problematizar sentidos produzidos e enunciados pelos estudantes sobre sua participação e aprendizagens neste contexto. Tem caráter qualitativo (MARTINS, 2004), configurando-se como estudo de caso (ALVES-MAZZOTTI, 2006). Tem como instrumentos a observação participante (MARTINS, 2004) e as entrevistas compreensivas (ZAGO, 2003). Para análise dos dados de pesquisa, as falas dos estudantes são dimensionadas como enunciados (BAKHTIN, 1997). Os resultados trazem indícios de que a oficina de cinema tem promovido aprendizagens com relação a reflexões sobre histórias de vida, trabalho coletivo, aprendizagens técnicas e questões de autoria e autobiografia proporcionando o letramento.
Citas
BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2000. Documento disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf> . Acesso em 05 jun. 2014.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cad. CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, p. 58-77, nov. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 abr. 2014.
FARACO, Carlos Alberto; CASTRO, Gilberto. Apresentação. In: FARACO, Carlos Alberto; CASTRO, Gilberto (org.). Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
FAVARETTO, Celso. Prefacio. In: SETTON, Maria da Graça Jacinto (Org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema a educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004. p. 9-14.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃRES, Sérgio. Diálogos sobre a Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_________________________________. Educar com a mídia: novos diálogos sobre a Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FRIEDRICH, Marcia; BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; PEREIRA, Viviane Soares. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro , v. 18, n. 67, p. 389-410, Junho 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 abr. 2014.
GERBASE, Carlos. Cinema: Primeiro Filme: Descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012.
LEAL, Lucas. Cinema e/ou filme: Tecnologia e arte na educação de jovens e adultos. IN: ENCONTRO FUNARTE POLÍTICAS PARA AS ARTES, 1. FUNARTE: Rio de Janeiro. 2011. Documento disponível em: <http://www.funarte.gov.br/encontro/wp-content/uploads/2011/08/CINEMA-E_ou-Filme__-Tecnologia-e-arte-na-educa%C3%A7%C3%A3o-de-jovens-e-adultos.pdf>. Acesso em: 25 abr.2014.
MANCUSO, Nádia Herter. É nóis na quebrada!: o olhar dos jovens através da produção audiovisual. 2011. 78 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pedagogia da Arte, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/29270>. Acesso em: 08 mai. 2014.
MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia de Pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.289-300, maio/ago. 2004.
MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula: Educação e Comunicação. Educação e Comunicação: Revista do Departamento de Comunicação e Artes da ECA/USP, São Paulo, n. 2, p.27-35, jan-abr.1995. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851>. Acesso em: 20 maio 2014.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2010. (Educação Contemporânea).
PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.1, p.281-295, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n1/a06v36n1>. Acesso em: 10 jun. 2014.
TAVARES, Danielle Riella Rodrigues. Oficina de cinema como possibilidade educativa na educação de jovens e adultos: produção de sentidos e aprendizagens. 2014. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/103319>. Acesso em: 30 jun. 2014.
ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 287-309.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).