A IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores/as

  • Elenita Eliete de Lima Ramos IFSC
  • Charline Garcia IFSC

Palabras clave:

Implantação do PROEJA. IFSC. Câmpus Florianópolis. EJA

Resumen

Este estudo integra uma pesquisa maior que investigou o processo de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - no IFSC, câmpus Florianópolis. A pesquisa teve como objetivo apontar acertos e desacertos do ponto de vista da legislação vigente. Como estratégia metodológica realizou-se um estudo sobre a legislação referente ao Programa, bem como uma análise das entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes daquela unidade educativa que ocuparam o cargo de gestores do Programa. As entrevistas aconteceram no segundo semestre de 2010 e foram a principal fonte para a realização da pesquisa. Esta investigação apontou que a implantação do PROEJA no câmpus Florianópolis representou uma grande conquista para a Educação de Jovens e Adultos, no entanto há muito que se caminhar para que, de fato, este Programa se consolide como um política institucional.

Biografía del autor/a

Elenita Eliete de Lima Ramos, IFSC

Licenciada em em Matemática, pela UFSC. Especialista em Ensino de Matemática UFSC. Especialista em PROEJA pelo IFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. É professora e pesquisadora do IFSC - Campus Florianópolis. Tem experiência na área de ensino da Matemática: ensino superior, ensino médio , educação tecnológica e educação de jovens e adultos. Atualmente suas pesquisas estão voltadas para a Educação Matemática Crítica e para a Educação de Jovens e Adultos.

Publicado

2013-12-20

Número

Sección

CURRÍCULO