A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO (PROEJA) EM MEIO AMBIENTE: CONQUISTAS E DESAFIOS EM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Keywords:
EJA/PROEJA, Questões Ambientais, Práticas Educativas.Abstract
Este trabalho trata de práticas educativas significativas com estudantes do Ensino Médio do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que estudam na Escola Estadual de Uberlândia – MG, na modalidade Educação Profissional Integrada à Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos (PROEJA – Meio Ambiente). O objetivo desta pesquisa é apresentar as nossas experiências sobre as conquistas e desafios em aprendizagens significativas com os estudantes. A metodologia utilizada está baseada no Modelo Andragógico. Durante as diversas atividades, ficou evidente que os procedimentos de ensino-aprendizagem, dependendo de quem está com os estudantes, aprisionam, adestram e/ou libertam dentro ou fora das escolas. As conquistas e os desafios são sobre o que, por que e como se ensina, o que se deveria ensinar e o que precisa ser ensinado sobre questões ambientais. Conclui-se que não se pode ignorar o caráter ideológico dos conteúdos, o grau de dificuldades de aprendizagens, que podem ser ressignificados por meio do Modelo Andragógico.
Palavras-chave: EJA/PROEJA. Questões Ambientais. Práticas Educativas.
References
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, DOCUMENTO BASE. Brasilia: Ministério da Educação. 2004. Disponível <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/acs_proeja.pdf> Acesso: novembro/2011.
BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental? SC: Letras Contemporâneas, 1994.
FERNÁNDEZ, Alicia. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Tradução: Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 2001a.
FERNÁNDEZ, Alicia. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com família, escolas e meios de comunicação. Tradução: Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 2001b.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. SP: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. RJ: Paz e Terra, 2005.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCÍA, Regina (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro, 1999. p. 17-41.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança prática e formação docente. Porto Alegre: Zoulk, 2008.
MARTINS, Rose Mary Kern. Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos. Revista de Educação Popular, v. 12, n. 1. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, 2013, p. 143-153.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (orga.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, 1994.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª Ed. SP: Hucitec, 2011.
NOGUEIRA, Dayane; TONUS, Mirna. Fortalecendo as bases teóricas para uma pesquisa sobre educomunicação e meio ambiente. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS, 2-6 set. 2010. Disponível <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0571-1.pdf>. Acesso: 25/02/2011.
RESENDE, Márcia Spyer. A geografia do aluno trabalhador. SP: Loyola, 1986.
STUTZ, Beatriz Lemos. Técnico em enfermagem no município de Uberlândia: a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar. Tese. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 EJA em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).