PROJETOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS

AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE BIOLOGIA DA ÁREA DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO DA CAPES (1997-2019)

Autores

  • Lucas Martins de Avelar Universidade Federal de Goiás
  • Júlia Beatriz Mendes de Assunção Universidade Federal de Goiás
  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, EJA, Ensino de Biologia, Educação Escolar

Resumo

 Este estudo é do tipo “estado do conhecimento”, e analisa a produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros da área de avaliação Educação da CAPES que versam sobre o Ensino de Biologia na EJA, publicados entre 1997 e 2019. O Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES foi utilizado como banco de dados. Foram utilizadas, ainda, pesquisas do tipo estado da arte sobre Ensino de Biologia na EJA como catálogos de apoio. Foram levantadas 24 produções distribuídas entre os anos de 2004 e 2017, dentre as quais, 12 foram analisadas, por serem pesquisas realizadas no contexto da Educação Escolar na modalidade. Com base na categorização de projetos formativos de Educação Escolar proposta por Paranhos (2017), buscou-se identificá-los nas produções levantadas. Foi identificada a sobreposição de projetos formativos em oito dos 12 trabalhos analisados. Levando em conta a especificidade de cada projeto, os resultados revelam uma contradição expressa pelos autores(as) do campo quanto à compreensão da função da escola e à falta de demarcação do seu real papel na formação dos educandos(as) da EJA. A pesquisa sinaliza a urgência do fortalecimento dos debates político-pedagógicos nos cursos de formação inicial e continuada de professores, para que esses sujeitos possam analisar criticamente sua atividade pedagógica e compreender os projetos formativos nela imbricados.

Palavras-chave: Estado do Conhecimento. Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Biologia. Educação Escolar.

Biografia do Autor

Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA).

Júlia Beatriz Mendes de Assunção, Universidade Federal de Goiás

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA).

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás e do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA).

Referências

ABRANTES, A. A. Educação escolar e acesso ao conhecimento: o ensino como socialização da liberdade de pensar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 132-140, jun. 2015.

ALVES, T.; AVELAR, G. M. M. F.; MACHADO, M. M.; MORAIS, A. C. Jovens e adultos não escolarizados - uma multidão de invisíveis. In: OLIVEIRA, E. C.; CEZARINO, K. R. A., et al (Orgs.). Educação de jovens e adultos: trabalho e formação humana. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2014. p.167-190.

AVELAR, L. M.; GUEDELHA, A. A.; CORDEIRO, G. F.; GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. D. Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: tendências da produção científica (artigos) em vinte anos (1997 - 2017). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., Natal, Anais..., Natal: ABRAPEC, 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Suplemento de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informações Georreferenciadas CAPES (GEOCAPES). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior., Brasília: Capes, 2019.

CATELLI-JR, R.; ESCOURA, M. Sujeitos da diversidade: a agenda LGBT na educação de jovens e adultos. Revista Olh@res, Guarulhos, v.4, n.1, p.226-245, maio, 2016.

PAIVA, J.; HADDAD, S.; SOARES, L. J. G. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, 2019.

PARANHOS, R. D. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: o pensamento político- pedagógico da produção científica brasileira. 229f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade de Brasília. 2017.

PARANHOS, R. D.; CARNEIRO, M. H. S. Ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos: distribuição da produção científica e aspectos que caracterizam o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores. Contexto & Educação, Ijuí, v. 34, n.108, Maio/Ago, 2019.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SAKS, F. C. Busca booleana: teoria e prática. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, set./dez, 2010.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

Publicado

2021-11-24 — Atualizado em 2021-12-02

Versões

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES