A EJA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: A PRODUÇÃO INTELECTUAL NA ANPED/NORTE

Autores

  • Adriana Francisca de Medeiros UFAM
  • SILVANE DOS SANTOS PEREIRA IFRO

Palavras-chave:

EJA. ANPED. Produção intelectual

Resumo

No cenário educacional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pauta de discussão em fóruns, seminários e congressos. O objetivo desta pesquisa foi mapear a produção intelectual sobre Educação de Jovens e Adultos nos eventos da Associação Nacional de Pós-graduação – ANPED/Norte. Buscou-se analisar o que caracterizam essas produções, o que investiga e os seus principais resultados. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, do tipo documental. O estudo foi realizado no período de setembro e outubro de 2020, por meio da página https://anped.org.br/. Por conseguinte, os dados construídos revelaram que as pesquisas contemplam vários aspectos da modalidade: políticas públicas, inclusão, currículo entre outros, configurando-se uma área interdisciplinar.

Palavras-chave: EJA. ANPED. Produção intelectual.

Biografia do Autor

Adriana Francisca de Medeiros, UFAM

Pedagoga ( UFRN);  Especialista em : Educação Infantil (UFRN) e literatura e Ensino ( IFRN); Mestre em Educação (UFRN); doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente ( UNIR) com período sanduíche na  University of Florida

       

SILVANE DOS SANTOS PEREIRA, IFRO

Engenheira ambiental com formacao pedagógica pelo IFRO   

Referências

ANPEd, (1992). Histórico e avaliação dos grupos de trabalho. Caxambu (MG): ANPEd, 60p.

AGUIAR, Raimundo Helvécio Almeida. Educação de Adultos no Brasil: políticas de (des) legitimação. Tese de Doutorado. Orientação Lúcia Mercês de Avelar. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2001.

ALVARENGA, M. A Educação de Jovens Adultos no PNE 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, América do Norte, 13 7 12 2016.

BRASIL. Lei n. º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de

Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov. br/ ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 12/10/2020c

DI PIERRO, Maria Clara; GRACIANO, Mariângela. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: informe apresentado à oficina regional da UNESCO para América Latina y Caribe. São Paulo: Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação, 2003. http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/relorealc.pdf acessado em 02 de junho de 2007.

CORRÊA, P.S.A. 2013. Instituição e consolidação do campo da História da Educação nos Grupos de Pesquisa situados na Região Norte do Brasil: refutação à tese da insignificância. Revista HISTEDBR On-line, 13(49):71-96.

CUNHA, Luiz Antônio, (1979). Os (dês) caminhos da pesquisa na pós-graduação em educação. In: SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Curitiba, 1978. Brasília: Departamento de Documentação e Divulgação/CAPES, p. 3-28.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra

FÁVERO, Osmar, (1993). Política de pós-graduação em educação no Brasil. Niterói: Universidade Federal Fluminense. Tese de concurso para professor titular na área de Política da Educação, 89p.

GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2007.

RODRIGUES, Raimunda Oliveira. História da EJA no Brasil da colônia até a atualidade:: o avanço da legislação na educação de adultos. In: OLIVEIRA, Sebastião Monteiro (org.). A educação de jovens e adultos em tempos de incertezas: debates contemporâneos. São Paulo: Soul, 2018. Cap. 1. p. 34-57.

SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; CAMPOS, Louise Rodrigues. A educação popular na Amazônia: a produção intelectual do gt 06 da anped. In: MOTA NETO, Joao Colares; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (org.). O legado de Paulo Freire para a educação na Amazônia. Curitiba: Crv, 2019. Cap. 6. p. 167-189.

Publicado

2021-11-24 — Atualizado em 2021-12-02

Versões

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS