FATORES QUE CAUSAM EVASÃO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS EM ITUMBIARA

Autores

  • Raquel Aparecida Souza UFT-Universidade Federal do Tocantins e IFG - Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia
  • Ismael Carlos Rodrigues Moura Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás, câmpus Itumbiara.
  • Danillo Alves Silva Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás, câmpus Itumbiara.
  • Sônia Ferreira De Jesús Servidora do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás (IFG), câmpus Itumbiara.

Palavras-chave:

Evasão em curso EJA. Fatores Internos e Externos. Curso Técnico em Agroindústria.

Resumo

O texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como temática central a evasão escolar em um curso que é ofertado na modalidade da educação de jovens e adultos. O objetivo geral da pesquisa foi compreender quais fatores são responsáveis pela evasão de alunos do curso Técnico Integrado em Agroindústria do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás no Câmpus Itumbiara. A pesquisa pautou-se numa abordagem quantitativa e qualitativa que associou o estudo bibliográfico e documental e a aplicação de um questionário semiestruturado para alunos matriculados e evadidos, e também para professores do curso analisado. O estudo possibilitou a compreensão sobre a existência de vários fatores responsáveis pela evasão nesse curso, os quais estão associados a motivações internas e externas à instituição. Destaca-se problemas relacionados às questões pessoais, profissionais, como também, questões relacionadas às dificuldades no processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade de educação. Dentre as conclusões tem-se que a evasão escolar no curso analisado ainda continua sendo um sério desafio a ser enfrentado pela instituição, embora ela venha realizando ações de modo a minimizar esse problema nesse e em outros cursos ofertados.

 

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Souza, UFT-Universidade Federal do Tocantins e IFG - Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU , 2003), é especialista em educação continuada e a distância pela UnB (2010). É Mestre em educação com pesquisa na linha de politicas da educação pela UFU, (2007) e Doutora em educação e políticas de EAD pela UnB (2016). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atualmente é professora colaboradora no Instituto Federal de Goiás - IFG/Itumbiara. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nas áreas de políticas da educação, gestão da educação, estágio supervisionado, educação superior, educação a distancia e educação e tecnologias.

Ismael Carlos Rodrigues Moura, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás, câmpus Itumbiara.

Egresso do curso de Licenciatura em Quimica do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás, câmpus Itumbiara.

Danillo Alves Silva, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás, câmpus Itumbiara.

Acadêmico do curso de Licenciatura em Quimica do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás, câmpus Itumbiara.

Sônia Ferreira De Jesús, Servidora do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia e Educação de Goiás (IFG), câmpus Itumbiara.

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

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Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS