AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM: CONTEXTUALIZAÇÃO E DESDOBRAMENTOS COM FOCO NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO EM CURSO PROFISSIONAL

Autores

  • Maria Rita Barbosa de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGED
  • Maria da Glória Carvalho Moura

Palavras-chave:

Teorias da Aprendizagem. Ensino Profissional. Educação de jovens e adultos.

Resumo

O presente texto, de natureza teórico-conceitual, objetiva estabelecer relações entre as concepções de aprendizagem que comumente subsidiam as práticas pedagógicas no ensino profissionalizante, mesmo que de forma inconsciente pelos professores. À luz do Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, Psicogenética e Humanismo, refletiremos sobre as principais abordagens e fundamentos teóricos do processo de ensino e aprendizagem, bem como as circunstâncias em que esse processo ocorre, o papel da escola e do professor. Além de possibilitar a compreensão da relevância das teorias da aprendizagem na relação professor, aluno e conhecimento, analisamos como as teorias da aprendizagem contribuem com o processo de aprendizagem no ensino profissional e sua relevância no desenvolvimento cognitivo dos estudantes – pessoas jovens e adultas com ritmos e estilos de aprendizagem diferenciados.

Biografia do Autor

Maria Rita Barbosa de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGED

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (2011). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais - Cargo Pedagoga da Universidade Federal do Piauí - UFPI lotada no Colégio Técnico de Teresina -CTT onde implantou e executa o Serviço de Orientação Pedagógica - SOP, como também o Serviço de Apoio à Aprendizagem - SAA em parceria com o Setor Psicológico do Colégio. Tem experiência na área de Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental como Docente em escolas da rede particular e na área de Gestão do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Cursos de Agropecuária, Informática, Enfermagem e Ensino Médio em Colégio público vinculado a Universidade Federal do Piauí - UFPI.

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

CURRÍCULO