A GÊNESE DA DUALIDADE HISTÓRICA DO ENSINO MÉDIO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, UMA HERANÇA PORTUGUESA COM CERTEZA

Autores

  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto, professora Adjunto III
  • Jéssika Matos Paes de Barros Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Ensino Médio. Ensino Profissionalizante. Dualidade Histórica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca do engendramento da histórica dualidade do ensino médio que tem suas raízes a partir do modelo português de sistema educativo. Um modelo que se forja entre o período medieval e moderno no contexto europeu e que vem a influenciar a construção do sistema educativo brasileiro. Um reflexo plasmado desde as concepções de uma educação doutrinária e religiosa no período colonial, passando por excludente com relação ao público jovem e adulto, assim se mantendo até às portas do século XXI. Uma realidade que começa a ser redesenhada a partir da publicação da Carta Magna de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 bem como a partir do Decreto nº 5.154/2004. Esse decreto permitiu manter a oferta educativa profissionalizante de nível médio, nas formas concomitante e subsequente, mas inovou com a abertura para a oferta do ensino médio “integrado”, destinada ao público da EJA, através do PROEJA. Entretanto, embora o programa se apresente como inovador a partir de uma base teórica baseada em concepções humanista, trabalho como princípio educativo e currículo integrado, na prática seus objetivos, não se concretizam. O interesse pelo tema surge em decorrência de incursões teóricas de uma pesquisa de doutoramento em educação na área de educação de jovens e adultos, cujo objetivo é conhecer, através de entrevistas biográficas, as trajetórias escolares e profissionais de alunos que frequentaram o PROEJA e os sentidos que atribuem à formação profissional.

Biografia do Autor

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto, professora Adjunto III

Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP).  Professora Adjunto III da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e docente no Programa de Pós Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Autora de inúmeros artigos sobre formação do Pedagogo e Educação de Jovens e Adultos. Co-autora do Livro Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas e coordenadora da Série EJA, da Coleção Docência em Formação, Editora Cortez. 

Jéssika Matos Paes de Barros, Universidade de Lisboa

Doutoranda do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, linha Educação de Adultos. Bacharel em Direito, Mestre em Educação.

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

CURRÍCULO