A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRS

UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO

Autores

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EJA-EPT) é uma modalidade de ensino que busca proporcionar uma nova oportunidade para os estudantes que tiveram uma pausa na sua trajetória escolar de se qualificar para o mercado de trabalho. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a oferta de cursos nessa modalidade se concretizou com a criação de um projeto institucional que, além da oferta de cursos EJA-EPT, ofereceu capacitação para docentes e contou com uma equipe para pensar a permanência e êxito dos estudantes nos cursos ofertados. Desse modo, este artigo original tem por objetivo geral apresentar indicadores de permanência e êxito construídos a partir da análise do perfil dos estudantes da EJA-EPT no IFRS no ano de 2022. A metodologia da pesquisa consiste em uma análise histórica dos campi do IFRS que receberam os cursos, seguida da construção fundamentada de um questionário que foi aplicado aos estudantes, para a subsequente análise e tabulação dos dados, permitindo, assim, a criação de indicadores de permanência e êxito a partir dos dados obtidos. Foram construídos indicadores considerando as necessidades dos estudantes, que se caracterizam por serem ações possíveis de serem realizadas nos espaços escolares mobilizando,, considerando, ainda, todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, oportunizar esta modalidade de ensino significa compreender estudantes trabalhadores como protagonistas de suas trajetórias, promovendo, dessa forma, a construção de políticas públicas inclusivas e reiterando o compromisso do IFRS como instituição pública e para todos.

Palavras-chave: Permanência e êxito. Educação profissional. Educação de jovens e adultos.

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Publicado

2025-05-16

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS