A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS NO BRASIL: HISTÓRIA, POLÍTICAS E PERSPECTIVAS
Resumo
Fazendo uma pequena digressão histórica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomamos como ponto de partida a educação no Brasil desde o período da colonização com o ensino jesuítico até as legislações do ano de 2020. O nosso intento neste artigo é dialogar teoricamente sobre alguns aspectos históricos, políticos e teóricos da EJA e da formação de professores. Como procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica, recorrendo à revisão da literatura atual baseada em Gatti (2021), Ranghetti (2000), Freire, Haddad e Di Pierro (2000), Di Pierro (2010), Paiva (1981), Galvão e Soares (2004), entre outros. Este artigo se encontra estruturado em quatro seções da seguinte forma: “Dos jesuítas ao período pombalino”, “Do período imperial à república: as mudanças na educação”, “Educação de Jovens e Adultos e a Formação de Professores a partir da primeira LDB”, “A Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores e as mudanças desde a Constituição de 1988”. Por fim, tecemos algumas reflexões e análises sobre as políticas educacionais no campo da EJA e da Formação de professores e professoras vislumbrando algumas perspectivas.
Palavras-chave: Políticas públicas. EJA. Formação de professoras e professores
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