DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: TERRITORIALIZAÇÃO E CONTEXTO
TERRITORIALIZATION AND CONTEXT
Resumo
Este artigo pretende propor reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendendo-a a partir de uma visão de totalidade enquanto lócus de trabalhadores no contexto do neoliberalismo econômico do século XXI. Para isso, realizamos uma pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000) com vistas à análise textual do mesmo em consonância com artigos e obras de autores filiados ao materialismo histórico e dialético que vêm estudando políticas educacionais e/ou EJA sob a luz da relação trabalho e educação. O neoliberalismo no contexto brasileiro do século XXI caracteriza-se, entre outros aspectos, pela atribuição de valor de troca aos direitos fundamentais como educação, saúde, moradia, lazer. A educação, em suas diferentes etapas, torna-se mercado promissor, bem como a certificação da escolaridade básica para milhões de trabalhadores como uma condição para o acesso e consumo de cursos superiores comercializados por inúmeras instituições de ensino superior. Os resultados diante dos estudos documentais e bibliográficos indicam que a EJA representa, por um lado, um espaço de formação de trabalhadores preparados para as exigências do mercado de trabalho no estágio do capitalismo mundializado, e significa, além disso, um espaço de retorno à escola para aqueles que tiveram seu direito à escolarização negado. Por outro lado, pode significar um território de luta e resistência, estratégico para a formação do sujeito com consciência de classe.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Neoliberalismo. Classe trabalhadora. Diretrizes Curriculares Nacionais.
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