DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: TERRITORIALIZAÇÃO E CONTEXTO

TERRITORIALIZATION AND CONTEXT

Autores

Resumo

Este artigo pretende propor reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendendo-a a partir de uma visão de totalidade enquanto lócus de trabalhadores no contexto do neoliberalismo econômico do século XXI. Para isso, realizamos uma pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000) com vistas à análise textual do mesmo em consonância com artigos e obras de autores filiados ao materialismo histórico e dialético que vêm estudando políticas educacionais e/ou EJA sob a luz da relação trabalho e educação. O neoliberalismo no contexto brasileiro do século XXI caracteriza-se, entre outros aspectos, pela atribuição de valor de troca aos direitos fundamentais como educação, saúde, moradia, lazer. A educação, em suas diferentes etapas, torna-se mercado promissor, bem como a certificação da escolaridade básica para milhões de trabalhadores como uma condição para o acesso e consumo de cursos superiores comercializados por inúmeras instituições de ensino superior. Os resultados diante dos estudos documentais e bibliográficos indicam que a EJA representa, por um lado, um espaço de formação de trabalhadores preparados para as exigências do mercado de trabalho no estágio do capitalismo mundializado, e significa, além disso, um espaço de retorno à escola para aqueles que tiveram seu direito à escolarização negado. Por outro lado, pode significar um território de luta e resistência, estratégico para a formação do sujeito com consciência de classe.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Neoliberalismo. Classe trabalhadora. Diretrizes Curriculares Nacionais. 

Biografia do Autor

Suelen Santos Mauricio, UDESC

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra em Educação e Licenciada em Geografia pela mesma instituição. Professora Substituta no Departamento de Geografia da UDESC. 

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, UDESC

 Professora Associada no Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC na área do Ensino de Geografia. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Maynine Souto de Macedo, UDESC

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Mestra em Educação PPGE/UDESC (2018). Graduada em Geografia - Licenciatura pela UDESC (2015). Atua como professora de Geografia na Educação Básica.

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Publicado

2025-05-16