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JUVENILIZAÇÃO DA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Kerén Talita Silva Miron Instituto Federal Catarinense -IFC Campus Camboriú
  • Chris Royes Schardosim Instituto Federal Catarinense -IFC Campus Camboriú

Palavras-chave:

Juvenilização da EJA, Juventude, Desafios e Possibilidades na Escolarização

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre o fenômeno de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, a compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, de caráter descritivo-reflexivo (CHIZZOTTI, 2011). Já a base metodológica foi a de revisão bibliográfica (SEVERINO, 2007; GIL, 2002). Para tanto, a partir de autores como Lódi (2019), Alcantara (2016), Jardilino e Araújo (2014), Groppo (2004) e Carrano (2000; 2007), compreendemos aspectos pontuais do conceito de “juventude”, bem como quem são os novos sujeitos que emergem desse fenômeno na EJA e os desafios e possibilidades dessa nova estruturação da modalidade apontados neste trabalho. As reflexões apontam que esse fenômeno tem resultado no crescimento do grupo cada vez mais jovem dentro da modalidade, que tinha como característica principal a presença predominante de adultos. Diante disso, os autores apresentados mostram que uma nova configuração da EJA é evocada para possibilitar a oferta de uma educação de qualidade aos participantes dessa modalidade, a fim de se alcançar o sucesso de se possibilitar que essa formação seja humanizadora e integral a essa multiplicidade de sujeitos que são atualmente estudantes da EJA. Por fim, destacamos este trabalho como possibilidade de instigar a realização de outros estudos na área.

Palavras-chave: Juvenilização da EJA. Juventude. Desafios e Possibilidades na Escolarização.

Biografia do Autor

Kerén Talita Silva Miron, Instituto Federal Catarinense -IFC Campus Camboriú

Kerén Talita Silva Miron. Mestranda em Educação no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Grupo de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão. E-mail: keren_talita@hotmail.com ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-1270-2603

Chris Royes Schardosim, Instituto Federal Catarinense -IFC Campus Camboriú

Chris Royes Schardosim. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação do IFC.   Grupo   de   pesquisa:   Processos Educativos e Inclusão. E-mail: chris.schardo-sim@ifc.edu.br . ORCID iD https://orcid.org/0000-0002-2303-2377

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2021-11-24

Versões

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES