O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA EMANCIPADORA

Autores

Palavras-chave:

Escolar. Digital. Tecnológico.

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino-aprendizagem dos discentes do CEJA Prof. Artur, escola da rede estadual de Teresina – PI. O estudo faz-se necessário em virtude das mudanças trazidas pela globalização que introduziram o uso de novas tecnologias e influenciam as formas de aprender e comunicar-se, repercutindo no ambiente escolar, inclusive na Educação de Jovens e Adultos, modalidade singular, por ser marcada por histórias de vidas truncadas. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o estudo de caso com procedimento qualitativo e quantitativo, que colheu resultados, por meio de informações e eventos reais, com objetivo de descrever e conhecer o contexto escolar. A pesquisa também esteve pautada no método do materialismo histórico-dialético que favoreceu uma compreensão ampla dos fenômenos sociais. Nesse sentido, foi aplicado questionário, instrumento que possibilitou uma gama de informações, cujos resultados demonstraram o uso frequente dos alunos nos meios tecnológicos, pois 72,7% informaram usar frequentemente o computador, bem como 92,3% usam o celular para pesquisa escolar. Com o estudo, evidenciou-se a necessidade da escola e dos professores implementarem de forma mais constante as TIC’s no ambiente escolar, como forma de dinamizar o ensino e aprendizagem do letramento digital, algo ainda problemático devido à carente formação de professores para o uso das tecnologias e a aparelhagem das instituições.

Biografia do Autor

Aline Carla de Sousa Leite Cipriano, Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA

Mestranda em Educação pelo ProfEPT.

Francisco Adelton Ribeiro, IFMA

Engenheiro da Computação e Sistemas, Docente e Pesquisador, Doutor em Biotecnologia, Mestre em Engenharia da Computação e Sistemas, Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó, Professor Dr. do Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Campus Monte Castelo.

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS