PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Pós-Graduação Stricto Sensu. Pesquisas em EJA.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o levantamento das dissertações e teses produzidas, entre 2000 e 2015, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Formadores(EFE), do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para obtenção dos dados, utilizamos o site do PPGE e o Pergamum da Biblioteca Universitária, ambos da UFSC. A pesquisa possibilita evidenciar o panorama atual sobre as pesquisas em EJA, nesse programa: quais são os temas mais pesquisados e aqueles que demandam investigação; os períodos de lacunas das pesquisas; quais professores/pesquisadores tem se dedicado ao tema; os autores recorrentes que embasam os estudos e as metodologias adotadas. Como resultado, observamos que mesmo havendo um aumento significativo das pesquisas em EJA nos últimos anos, faz-se se necessário ampliar esse campo de investigação na linha de pesquisa ensino e formação de educadores da UFSC.
Referências
AGUIAR, Paula Alves de. Leituras de alfabetização da EJA: práticas de letramento em construção. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PEED0732-D.pdf>. Aceso em: 25 jan. 2017.
AGUIAR, Paula Alves de. Letramentos de adultos em processos de alfabetização: reflexos da escolarização nas práticas de leitura. (Tese de Doutorado). Florianópolis: UFSC, 2012. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/teses/PEED0971-T.pdf >. Acesso em: 25 jan. 2017.
BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
CABRAL, Paula. Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes? (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122600>. Acesso em: 20 jan. 2017.
CARVALHO, Roseli Vaz. O estado da arte das pesquisas em educação de jovens e adultos na CAPES ‐ período de 1987–2006. Cadernos de Pesquisa. Revista Eletrônica do Programa de Pós‐Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação – UTP. Vol.4, Nº 8, 2009. Disponível em: <http://universidadetuiuti.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq8/7_estado_arte_cp8.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2017.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002.
GAYA, Sidneya Magaly. Elementos constitutivos da e para a educação de jovens e adultos na formação de professores em cursos de Pedagogia em Santa Catarina. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2012. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_db0e2badc86e8bcdecca5d7285fd41ac. Acesso em: 20 jan. 2017.
HADDAD, Sério (Coordenação). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Série Estado do Conhecimento, n. 8. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002. Disponível em: http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2429/1/ESTADO_ARTE_EJA_1986_1998.pdf. Acesso em: 10 fev. 2017.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. (Tese de Doutorado). Florianópolis: UFSC, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88310>. Acesso em: 24 jan. 2017.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Pesquisas no campo da educação de jovens e adultos (EJA) no e do Estado de Santa Catarina. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/658-0.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2016.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; DANTAS, Tânia Regina. A Pesquisa sobre a EJA na e da Bahia: aproximações e demandas teórico-metodológicas. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v.3, n. 6, 2015.
LENZI, Lúcia Helena Corrêa. Eu não desisti!: os sentidos da escolarização retratados por estudantes adultos do campo. (Tese de Doutorado). Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93638>. Acesso em: 30 jan. 2017.
MARTINS, Patrícia Barcelos. Mundo Letrado, Mundo Desejado: Alfabetização e Trajetórias de vida. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/88870/233088.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.Acesso em: 10 jan. 2017.
MECHELN, Morgana Zardo Von. A compreensão de trabalho dos professores do PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2015. <http://tede.ufsc.br/teses/PEED1132-D.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2017.
NAKAYAMA, Andréa Rettig. O trabalho de professores/as em um espaço de privação de liberdade: necessidades de formação continuada. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94745>. Acesso em: 13 jan. 2017.
NUNES, José Manoel Cruz Pereira. Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PEED0828-D.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As Pesquisas Denominadas do Tipo "Estado da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, set./dez. p. 37-50. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2006, Brasil. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/pesquisa-em-ensino-pos.0242-posensino/romanowski-j.-p.-ens-r.-t.-as-pesquisas-denominadas-do-tipo-201cestado-da-arte201d.-dialogos-educacionais-v.-6-n.-6-p.-37201350-2006/view> Acesso em: 28 Fev. 2017.
SANTOS, Pollyana dos. Os sentidos das experiências escolares nas trajetórias de vida de mulheres em privação de liberdade. (Tese de Doutorado). Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129426>. Acesso em: 02 fev. 2017.
SOARES, Leôncio (org.). Educação de jovens e adultos: o que revelam as pesquisas. Coleção Estudos em EJA 11. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SILVA, Pedro Lopes da. Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagem e de inserção social. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: <http://tede.ufsc.br/teses/PEED1137-D.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2017.
VANSUITA, Ana Paula. Educação de jovens e adultos do campo: um estudo sobre o Pronera em Santa Catarina. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2007. Disponível em: < http://www.tede.ufsc.br/teses/PEED0639-D.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2017.
VIGANO, Samira de Moraes Maia. Constituições identitárias no Projovem urbano de Santa Catarina: um olhar na docência. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: <http://tede.ufsc.br/teses/PEED1074-D.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).