PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Andrezza Meyer UFSC
  • Carlos Eduardo Martins UFSC
  • Ivanir Ribeiro IFSC Campus Continente
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin UFSC

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Pós-Graduação Stricto Sensu. Pesquisas em EJA.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o levantamento das dissertações e teses produzidas, entre 2000 e 2015, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Formadores(EFE), do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para obtenção dos dados, utilizamos o site do PPGE e o Pergamum da Biblioteca Universitária, ambos da UFSC. A pesquisa possibilita evidenciar o panorama atual sobre as pesquisas em EJA, nesse programa: quais são os temas mais pesquisados e aqueles que demandam investigação; os períodos de lacunas das pesquisas; quais professores/pesquisadores tem se dedicado ao tema; os autores recorrentes que embasam os estudos e as metodologias adotadas. Como resultado, observamos que mesmo havendo um aumento significativo das pesquisas em EJA nos últimos anos, faz-se se necessário ampliar esse campo de investigação na linha de pesquisa ensino e formação de educadores da UFSC.

Biografia do Autor

Andrezza Meyer, UFSC

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (2015). Faz mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de Ensino e Formação de Educadores. Inegrante do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – EPEJA

Carlos Eduardo Martins, UFSC

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela UNINTER. Mestrando em Educação na UFSC. Professor da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - EPEJA.

Ivanir Ribeiro, IFSC Campus Continente

Graduada em Psicologia e Licenciatura pela UNIVALI, com Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pelo IFSC. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2010-2012). Doutorando em educação pela UFSC.  Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - EPEJA.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, UFSC

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC e já atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordena o projeto de pesquisa FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA.

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Publicado

2018-07-19

Edição

Seção

CURRÍCULO