A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO COMO FORMA DE APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE PROEJA
Palavras-chave:
PROEJA, Biologia, Ensino e aprendizagem.Resumo
O lúdico está inserido não apenas no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, como também no de ensino de jovens e adultos. A ludicidade é uma importante ferramenta nesses processos. O objetivo deste trabalho foi o de inserir aulas práticas usando a ludicidade para alunos do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), utilizando atividades diversificadas dentro de cada conteúdo e ajustadas de acordo com a aprendizagem do educando. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), no município de Alegrete/RS, na turma do 1º ano (Etapa I), do curso Técnico em Agroindústria. Para tanto, métodos que despertassem a curiosidade investigativa e questionadora na aprendizagem dos alunos do PROEJA foram aplicados. A educação desses alunos deve ser consolidada em formar indivíduos críticos e pensantes na nossa sociedade, que sejam aptos a atuar e ter sua opinião formada.
Referências
BRANDÃO, C. R. Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CARDOSO, T. M. G. et al. Atividades Lúdicas com Vídeos Digitais Amadores: Possibilidades para o Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 15. e 10.,2012, Salvador. Anais ... Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: <http:// www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/submissao/Upload/42765.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral: O uso de jogos. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
MARTINS, A. B; et al. Desafios da Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação em Destaque. v. 01, n. 01, p. 1-16, abril de 2008.
MENDONÇA, S. R. P. A matemática nas turmas de PROEJA: O lúdico como facilitador da aprendizagem. Holos, Ano 26, v. 3, p. 136-149, 2010.
ROLIN, A. A. M. et al. Uma leitura de Vygotsky Sobre o Brincar na Aprendizagem e no Desenvolvimento Infantil. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176- 180, jul./dez. 2008.
SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do Educador. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
SANTOS, S. M. P.; CRUZ, D. R. M. O lúdico na formação do educador. In. SANTOS, S. M. P. (Org.). O lúdico na formação do educador. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p.11-17.
SOARES, M. C. et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n.1, p. 83-105, Jan/Abr de 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).