ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA O PROEJA

Autores

  • Luan Zimmermann Bortoluzzi Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Palavras-chave:

PROEJA, Biologia, Aulas Práticas.

Resumo

Alunos do PROEJA, por terem idades e tempo de formação diferentes, necessitam de diferentes formas e tempo para aprenderem. Levando em consideração os problemas relatados em vários estudos sobre o ensino nesse programa, o objetivo da pesquisa foi identificar as percepções de alunos e professores do PROEJA sobre a importância de aulas práticas em Biologia. A pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo, descritivo, sendo realizada em um Instituto Federal do sul do Brasil no ano de 2017. Verificou-se que, apesar de ambos os entrevistados considerarem de importância atividades práticas, alguns professores acabam por utilizar somente de aulas expositivas, e isto atrelado a alunos de gênero, idade e tempo longe da escola diferentes, pode contribuir para a evasão. Apesar da contradição entre o discurso e a prática apresentados no trabalho, considera-se as atividades práticas, ligadas ou não a outra metodologia de ensino, como de suma importância para alunos do PROEJA.

Biografia do Autor

Luan Zimmermann Bortoluzzi, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Licenciando em Ciências Biológicas no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela UFSM. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

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Publicado

2018-07-19

Edição

Seção

CURRÍCULO