Diretrizes metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos à luz da Educação Popular Latino-Americana
Palavras-chave:
Educação Popular. Diretrizes Metodológicas. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Neste artigo, objetiva-se debater sobre o significado de educação popular e apresentar alguns dos seus aportes para o desenvolvimento de propostas metodológicas para a educação de jovens e adultos. Trata-se de um estudo bibliográfico, que dialoga com autores dos campos da educação popular e da educação de jovens e adultos. Defende-se a ideia de que a educação popular é uma matriz político-pedagógica de fundamental importância para ressignificar o trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos, promovendo um processo de ensino-aprendizagem crítico, criativo, dialógico e problematizador.
Referências
CARRILLO, Alfonso Torres. La educación popular: Trayectoria y actualidad. 2. ed. Bogotá: Editorial El Búho, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
________. Educação como Prática da Liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
________. Pedagogia da Tolerância. Organização de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: UNESP, 2004.
________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
________. Pedagogia do Oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JARA, Oscar. El reto de teorizar sobre la práctica para transformarla. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto (Orgs.). Educação Popular: Utopia Latino-Americana. São Paulo: Cortez; EDUSP, 1994.
MEJÍA, Marco Raúl. Posfácio – La Educación Popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, Danilo; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação Popular: Lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.
________. Aprofundar na Educação Popular para construir uma globalização desde o Sul. In: UNESCO. Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: UNESCO, MEC, CEAAL, 2005.
MOTA NETO, João Colares da. Por uma Pedagogia Decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CVR, 2016.
________. A educação popular e o desenvolvimento de propostas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. In: CATELLI JUNIOR, Roberto (Org.). Formação e Práticas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares da. Saberes educacionais de alfabetizandos de comunidades rurais-ribeirinhas: construindo uma pedagogia social. I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação. Belém: UEPA, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).