Escolarização de Jovens e Adultos e Psicologia Histórico-Cultural: em defesa da aprendizagem que promove a humanização

Autores

  • Graziela Lucchesi Rosa da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Giovana Ferracin Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Jamile Rafaele do Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Rodrigues de Figueiredo Universidade Federal do Paraná
  • Vitória Nassar Viapiana Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos. Psicologia Histórico-Cultural. Humanização. Aprendizagem. Escolarização.

Resumo

O presente texto, de natureza teórico-conceitual, objetiva discutir as contribuições, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, a respeito do processo de aprendizagem de jovens e adultos precariamente escolarizados. Nesse sentido, analisamos como a autoimagem do adulto enquanto (não) aprendiz é formada a partir das condições objetivas de vida. Em seguida, discorremos sobre especificidades do processo de ensino-aprendizagem na vida adulta para, então, discutir a relação entre conceitos espontâneos e científicos na aprendizagem voltada a jovens e adultos. Por fim, refletimos sobre o papel do professor de jovens e adultos. Tal análise possibilita a discussão das implicações e limitações da formação escolar de jovens e adultos na sociedade capitalista, bem como considerações para a promoção do processo de ensino-aprendizagem visando a humanização.

Biografia do Autor

Graziela Lucchesi Rosa da Silva, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná – área de Psicologia e Educação.

Giovana Ferracin Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Psicologia, Universidade Federal do Paraná.

Jamile Rafaele do Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Psicologia, Universidade Federal do Paraná.

Mariana Rodrigues de Figueiredo, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Psicologia, Universidade Federal do Paraná.marirfigueiredo@gmail.com

Vitória Nassar Viapiana, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Psicologia, Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

CURRÍCULO