Pensamentos e práxis freiriana: contribuições político-pedagógicas de Elza Freire para a convivência humana

Autores

  • Nima Imaculada Spigolon Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Elza Freire. Paulo Freire. Educação de Adultos. Pedagogia da Convivência.

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa, objetivando contribuir para a educação brasileira, em particular a educação de jovens e adultos, instrumentalizados pelos percursos de Elza Freire. Sua caracterização acontece no recorte temporal entre 1916/1964, sendo que assume outra dimensão a partir do casamento com Paulo Freire em 1944, com ênfase no diálogo e na convivência humana. Ao analisar a sistematização, fundamentação e consolidação das experiências com Adultos no período, ou seja, a gênese dessa educação no Brasil, o foco se dá na atuação dela, buscando ampliar e compreender as ambiências político-pedagógicas e socioculturais das quais emergem os sujeitos, as configurações do período e os trabalhos realizados. As evidências empíricas, os dados e as análises apontam para a ressignificação desse campo de estudos, ao identificar as participações e influências de Elza Freire, tanto para a educação de Adultos quanto para o pensamento e a práxis de Paulo Freire.

Biografia do Autor

Nima Imaculada Spigolon, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação na Área de Ciências Sociais na Educação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Educação na Área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela mesma Universidade; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE) ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Graduada em Pedagogia e Bacharel em Administração.

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Publicado

2014-12-27

Edição

Seção

CURRÍCULO