Da rarefação ao apagamento da modalidade escrita da língua em classe de Alfabetização de Jovens e Adultos: uma análise de ações didático-pedagógicas dissociadas de eventos de letramento

Autores

  • Rosângela Pedralli Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Ensino de Língua Materna. Horizontalização das práticas de uso da língua.

Resumo

O presente artigo tematiza a modalidade escrita da língua em turma de I Segmento do Curso de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC. Nosso objetivo é problematizar o apagamento dessa modalidade da língua nas ações didático-pedagógicas, analisando tais ações quanto à sua caracterização e quanto à interpretação de três mulheres, que faziam parte da turma em questão, sobre essas mesmas ações. Para tal, utilizamos o diagrama integrado (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN; IRIGOITE, 2012). Os resultados do estudo sinalizam para a não constituição dessas ações como eventos de letramento e, com isso, não contribuem para a horizontalização das práticas de letramento das mulheres participantes do estudo.

Biografia do Autor

Rosângela Pedralli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorada em Linguística Aplicada

Professora adjunta do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC

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Publicado

2014-12-27

Edição

Seção

CURRÍCULO