A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO SOBRE ENUNCIADOS DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS NA EJA

Autores

  • Otilia Nair Obst Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.
  • José Carlos Miguel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Palavras-chave:

Metodologia de matemática. Resolução de problemas. EJA. Enunciados.

Resumo

No presente artigo discutimos a importância da perspectiva metodológica de resolução de problemas como sustentação de um processo de ensino de Matemática situado sob a óptica da formação de conceitos. Organizar uma situação didática significativa para os estudantes impõe a necessidade do estudo da interação entre eles e o educador e deles com os conhecimentos matemáticos, ambiente de aprendizagem no qual a mera transmissão de conteúdos dá lugar à contextualização, à historicização e ao tratamento dos temas a partir de situações intuitivas e do cotidiano do estudante. Assim, compreendemos a Matemática como linguagem fundamental para a constituição do pensamento teórico como uma totalidade. Valemo-nos da análise documental e de situações de aulas para encaminhamento de procedimento didático relativo à resolução de problemas, com vistas à superação de algumas representações sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática que se mostra fortemente marcado por procedimentos algorítmicos imitativo-repetitivos. Considerando a Matemática como uma disciplina de investigação, apontamos para perspectivas de renovação dos programas de ensino dessa disciplina, que se concretizam no movimento de ação cultural da própria escola enquanto célula geradora de discussão.

Biografia do Autor

Otilia Nair Obst, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília. Pesquisadora em Educação de Jovens e Adultos. Bolsista FAPESP

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Professor Assistente Doutor vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Referências

BAKHTIN, M. M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem : problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. – 13.ed. – São Paulo : Hucitec, 435 2012.
14
D’AMBRÓSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.
DUARTE, N. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos. 11. ed. São Paulo : Cortez, 2009. 440
HADDAD, S. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFITEA VI. Disponível em: . Acesso em 12/08/2013.
LEONTIEV, A. N. Artigo de introdução sobre o trabalho criativo de L. S. Vigotski. In: Vygotski, L. S. Teoria e método em psicologia: trad. Claudia Berliner – 3ª Ed.- São 445 Paulo: Martins Fontes, 2004.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (orgs). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. – Porto Alegre : Artmed Editora, 2001.
VYGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: 450 VYGOTSKI, L. S.: LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4.ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas III. Madrid : Visor, 1995.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Edição

Seção

CURRÍCULO