Construção de um livro de receitas com a turma do Curso PROEJA-FIC Panificação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena

Autores

  • Patrícia Cappuccio de Resende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Adriana Veiga Magalhães de Broutelles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Andréa Paolucci de Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos. PROEJA-FIC. Letramento. Interdisciplinaridade. Produtos panefícios.

Resumo

Este artigo descreve e analisa um projeto de trabalho desenvolvido com a turma do curso PROEJA-FIC Panificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, em parceria com a Escola Municipal Doutor Custódio Junqueira do Municípiode Argirita/MG. O trabalho consistiu na construção de um livro de receitas de produtos panefícios. As receitas presentes no livro foram aprendidas durante o curso ou foram resgatadas na comunidade dos alunos. Cada receita foi acompanhada do relato de como se deu o aprendizado de como fazer pães, bolos e biscoitos. Este trabalho proporcionou aos estudantes a oportunidade de reflexão sobre a prática de panificação aprendida no curso, o desenvolvimento das habilidades de escrita e a significação do ato de escrever. Além disso, as atividades desenvolvidas estimularam a realização de um trabalho interdisciplinar, envolvendo ciências, história, matemática e geografia, integrando as disciplinas propedêuticas e técnicas, conferindo maior sentido à formação básica e contribuindo para o letramento dos estudantes. Os estudantes e professores demonstraram envolvimento e disponibilidade no acolhimento das ideias e disposição para a execução dos trabalhos.

Biografia do Autor

Patrícia Cappuccio de Resende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Técnica em Assuntos Educacionais do IFMG / Reitoria.

Adriana Veiga Magalhães de Broutelles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Pedagoga, Licenciada em Letras e Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Jõao Del Rei. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.

Downloads

Publicado

2014-12-27

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES