A VIDA É UM DESAFIO: COMO A DESIGUALDADE SOCIAL E A EVASÃO ESCOLAR CAMINHAM JUNTAS NO MUNICÍPIO DE VOLTA GRANDE

Allan Costa Cunha, Paulo Sérgio Farias, Alexander Ferreira Francisco

Resumo


Cada vez mais, fica evidente o fato de que a escola brasileira não atende a todas as demandas sociais da população. Simultaneamente, se questiona a sua finalidade para a classe social mais pobre: a escola é uma instituição que dissemina conteúdos e práticas científicas ou apenas um centro de acolhimento social para as pessoas de baixa renda? Esse estudo tem como foco principal compreender como as desigualdades sociais contribuíram para o distanciamento entre a população rural e a escola, e como o sistema educacional lida com as diferenças presentes no público atendido. Para realização deste estudo, leva-se em consideração dados como a evasão escolar e seu histórico, a qualidade do ensino ofertado, a importância da conclusão do ensino médio para o mercado de trabalho e os dados sobre a desigualdade de renda no município de Volta Grande. Os resultados da análise dos dados mostram que boa parte dos alunos da EJA enfrentaram uma série de dificuldades que os afastaram da escola: as condições precárias do trabalho rural, o trabalho infantil, as dificuldades de acesso às escolas, o distanciamento entre os conteúdos e o cotidiano dos estudantes.


Palavras-chave


Evasão escolar. Desigualdade social. Educação de Jovens e Adultos.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALVES, N. C. Gestão escolar e evasão na EJA: Identificando as causas e organizando as ações. Projeto de intervenção local. Brasília, DF: UNB, 2015.

BARÓ, M. Hacia una psicologia de la libertación. Boletim de psicologia, n. 22, p. 219-233, 1986.

BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Alunos e Alunas da EJA: Caderno 1. Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GESTA - Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas. Engajamento escolar, Brasil, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.

IBGE. Panorama das cidades – Volta Grande, 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2018.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica, dados sobre a evasão escolar no Brasil. Brasília,DF, 2015.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica, dados sobre a evasão escolar no Brasil. Brasília,DF, 2017.

LIBÂNEO J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

ONU. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. Relatório de desenvolvimento humano. 2013.

VIANA, N. Adorno: educação e emancipação. Revista Sulamericana de Filosofia e Educação, Brasília,DF, UNB, v. 4, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A Revista EJA em Debate está indexada ao Livre!, ao SEER, à Sumários de Revistas Brasileiras e ao Periódicos CAPES

ISSN ELETRÔNICO 2317-1839                     ISSN IMPRESSO - 2316-4417

Qualis: B3