PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Andrezza Meyer, Carlos Eduardo Martins, Ivanir Ribeiro, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o levantamento das dissertações e teses produzidas, entre 2000 e 2015, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Formadores(EFE), do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para obtenção dos dados, utilizamos o site do PPGE e o Pergamum da Biblioteca Universitária, ambos da UFSC. A pesquisa possibilita evidenciar o panorama atual sobre as pesquisas em EJA, nesse programa: quais são os temas mais pesquisados e aqueles que demandam investigação; os períodos de lacunas das pesquisas; quais professores/pesquisadores tem se dedicado ao tema; os autores recorrentes que embasam os estudos e as metodologias adotadas. Como resultado, observamos que mesmo havendo um aumento significativo das pesquisas em EJA nos últimos anos, faz-se se necessário ampliar esse campo de investigação na linha de pesquisa ensino e formação de educadores da UFSC.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Pós-Graduação Stricto Sensu. Pesquisas em EJA.

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