O trabalho como princípio educativo na Educação de Jovens e Adultos: mediações imanentes para um currículo que se pretende emancipador

Autores

  • Adriana Regina Sanceverino UFFS

Palavras-chave:

Trabalho. Mediação. Currículo. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O artigo objetiva refletir acerca dos princípios que estão configurando o caráter mediador do trabalho como elemento de articulação nos processos de elaboração do currículo da Educação de Jovens Adultos (EJA). Metodologicamente essa pesquisa se caracteriza de cunho bibliográfico, assume o eixo de análise do materialismo-histórico e dialético. Têm como aportes teórico-metodológicos: Marx e Engels (1989); Engels (2009); Gramsci (1986); Mészáros (2008); Lukcás (1978); Tumolo (1996 - 2007); Antunes (1999 - 2009); Franco (1989); Frigotto (2005, 2009); Ciavatta (1990); Saviani (1989-2012); Kuenser (1988, 1994); Nosella (1989, 1992); Freire (2002); Romanelli (2007), Veiga (1995); Carvalho (2008); Haddad (2000); Losso (2009, 2012), entre outros. Os procedimentos metodológicos se constituíram de um levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônicos. Resultados nos desafiam a encontrar os vínculos tensos mediadores entre trabalho e educação tendo em vista a centralidade do trabalho como atividade criadora e para a EJA essa é condição fundamentalmente potencializadora para processos de emancipação dos sujeitos nessa modalidade de ensino. 

Biografia do Autor

Adriana Regina Sanceverino, UFFS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional da Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS. Doutora em Educação pela UNISINOS/RS (2012); Mestre em Educação e Cultura/UDESC (2004); Licenciada em Pedagogia/UDESC (1992). Pos-doutoranda na UFSC/SC (2017).Vice-Lider de Grupo de Pesquisa: Educação Formação Docente e Processos Educativos; Membro do Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA) / UFSC e Grupo de Pesquisa: Didática e Formação Docente. Pesquisa temas relacionados a: Mediação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Educação do Campo. Autora, entre outros: Mediação na Formação dos Profissionais da Educação (Mercado de Letras); Uma Experiência de Universidade Pública que se Projeta como Popular (Ogs e Co-autoria/ ed. Outras Expressões); Campo, Educação e Trabalho (Ogs e Co-autoria/Copiart/UFFS.); A Mediação na Prática Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (Autoria no prelo/ Mercado de Letras

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS