A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO COLÉGIO TÉCNICO DE BOM JESUS/PI

Autores

  • Léia Soares da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria da Glória Carvalho Moura

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Formação Profissional. Ensino Médio.

Resumo

O estudo analisa a formação profissional integrada ao ensino médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das consequências para a vida pessoal e profissional de egressos. Traz reflexões acerca das aspirações individuais evidenciadas por meio da formação adquirida. Utilizou-se na metodologia a técnica do grupo focal para obtenção dos depoimentos de egressos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), da primeira turma do curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) no Estado do Piauí. Os resultados indicam que a formação técnica em Informática, no âmbito do PROEJA, influenciou o crescimento pessoal e profissional dos egressos. Conclui-se que houve o reconhecimento da instituição escolar no que se refere ao acolhimento e ao incentivo dos educandos. O serviço prestado pela comunidade escolar se configura como determinante para a superação das dificuldades e para o sucesso escolar do público da EJA.

Biografia do Autor

Léia Soares da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação. Professora do quadro provisório do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) da UFPI.

Maria da Glória Carvalho Moura

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI);Professora Adjunto IV da UFPI e Professora permanente do programa dePós-Graduação em Educação (PPGEd). Integra a linha de pesquisa:Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Coordena o NúcleoInterdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação deProfissionais da Educação (NIPPC/UFPI). 

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Publicado

2017-07-24