A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO COLÉGIO TÉCNICO DE BOM JESUS/PI

Léia Soares da Silva, Maria da Glória Carvalho Moura

Resumo


O estudo analisa a formação profissional integrada ao ensino médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das consequências para a vida pessoal e profissional de egressos. Traz reflexões acerca das aspirações individuais evidenciadas por meio da formação adquirida. Utilizou-se na metodologia a técnica do grupo focal para obtenção dos depoimentos de egressos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), da primeira turma do curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) no Estado do Piauí. Os resultados indicam que a formação técnica em Informática, no âmbito do PROEJA, influenciou o crescimento pessoal e profissional dos egressos. Conclui-se que houve o reconhecimento da instituição escolar no que se refere ao acolhimento e ao incentivo dos educandos. O serviço prestado pela comunidade escolar se configura como determinante para a superação das dificuldades e para o sucesso escolar do público da EJA.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Formação Profissional. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. LDBEN, nº 9.394. Brasília: MEC, 1996.

___________. CONFINTEA V. Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI, UNESCO, 1999.

___________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, CNE/CEB nº 16/1999. Disponível em . Acesso em 25 out. 2012.

___________. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Documento Base, Brasília (DF): MEC, 2007.

___________. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio.

___________. Resolução CNE/CEB nº 4, de 6 de junho de 2012. Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.

___________. Parecer 699/72. Doutrina e filosofia do ensino supletivo. In: Legislação do ensino Supletivo. Brasília: Departamento de Documentação e Divulgação, 1978. p. 37-71.

___________. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

___________. Parecer CNE/CEB nº 11/2008. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012.

___________. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

___________. Legislação do ensino Supletivo. Brasília: Departamento de Documentação e Divulgação, 1978.

BAJOIT, G.; FRANSSEN, A. O trabalho, busca de sentido. In: FÁVERO, Osmar et al. Juventude e contemporaneidade. Brasília: MEC, 2007 (Coleção Educação para Todos). p. 93-124.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura compreensível, artigo por artigo. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106.

COSTA, R. C. D. ; SYDOW, B. ; SANTOS, S. V . Currículo Integrado no PROEJA: Caminhos inéditos para Educação de Jovens e Adultos? In: GODINHO, Ana Claudia Ferreira. (Org.) et al. Currículos e saberes do trabalho na Educação Profissional: Estudos sobre o PROEJA. Pelotas: Editora da UFPEL, 2012.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. Educação do aluno-trabalhador: uma abordagem alternativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 15, jun. 1992, p. 21-29.

FREIRE, Paulo et al. Educação: o sonho possível. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 25-41.

GADOTTI, Moacir. Por uma Política Nacional de Educação Popular de Jovens e Adultos. São Paulo: Moderna, 2014.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.

HADDAD, Sérgio. Ensino supletivo no Brasil o estado da arte. Brasília: INEP, 1987.

KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

___________. Ensino Médio: formação para a cidadania ou submissão ao mercado de trabalho. Revista APASE Suplemento Pedagógico, São Paulo, ano XII, n. 27, p.1-5, 27 abr. 2011.

LIMA FILHO, Domingos Leite. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho: elementos para discussão da reconfiguração do currículo e formação de educadores. In: MACHADO, Maria Margarida (Org). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: SECAD/MEC, 2010. p. 119-130.

MANFREDI, Silvia M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MOURA, Maria da Glória Carvalho. Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional: práticas curriculares e pedagógicas. In: MENDES SOBRINHO, José A. de Carvalho; LIMA, Maria da Glória S. Barbosa (Orgs.). Formação, Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação: retratos e relatos. Teresina: EDUFPI, 2011. p. 233-254.

___________. Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional: desafios, dilemas, perspectivas na voz do aluno. In: FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; SANTOS, Mário G. dos; CASTRO, Mônica M. M. R. Nunes de (Orgs.). Conversas Pedagógicas: Textos e Contextos da docência. Teresina: EDUFPI, 2013. p. 291-305.

PIAUÍ. Matriz Curricular do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA): Colégio Técnico de Bom Jesus, 2008.

SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Petrópolis, Rj: Vozes, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A Revista EJA em Debate está indexada ao Livre!, ao SEER, à Sumários de Revistas Brasileiras e ao Periódicos CAPES

ISSN ELETRÔNICO 2317-1839                     ISSN IMPRESSO - 2316-4417

Qualis: B3