Formação de educadores de EJA: um relato a partir da experiência com os educadores populares do MOVA-Guarulhos
Palavras-chave:
Educação não formal. Educação popular. Paulo Freire. MOVA. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este relato de experiência apresenta uma das Formações Permanentes realizada no segundo semestre de 2015 pela equipe de Coordenação Pedagógica do MOVA-Guarulhos junto aos seus educadores e agentes populares. Este relato se refere a uma formação realizada com 57 desses educadores e seu objetivo é refletir sobre o papel social do MOVA-Guarulhos. As reflexões aqui colocadas partem do referencial teórico de Paulo Freire (1987, 1999, 2000) e da educação popular, e se inicia com o debate sobre a compreensão do MOVA-Guarulhos como uma política pública de educação formal ou não formal. Contatou-se ao final dessa experiência que expressões como “movimento social” e “transformação”, tidas por Miguel Arroyo (2015) como caras a educação popular, não foram citadas pelos educadores, o que nos faz manter a questão do papel social do MOVA-Guarulhos em aberto.
Referências
ARROYO, Miguel. Conferência Educação Popular Hoje. In: 2º Seminário Internacional Educação Popular Hoje. São Paulo, SP: Ação Educativa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2gosnjvh3vw>.
BORGES, Liana. O papel do poder público e da sociedade civil. In: SANTOS, Maria Alice de Paula (Org.). MOVA em Movimento. Porto Alegre, RS: Ação Educativa; Instituto Paulo Freire; Secretaria de Estado de Educação-RS, 2004.
DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. MOVA-Guarulhos: Educação formal ou não-formal? [Trabalho de Conclusão de Curso]. Guarulhos, SP: Departamento de Educação, Universidade Federal de São Paulo, 2011.
DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; COSTA, Patrícia Claudia da. MOVA-Guarulhos: um espaço de militância e o perfil do seu educador. Olh@res, Guarulhos, SP, v. 1, n1, p. 477-499, maio. 2013.
DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, Sérgio. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 197-217, maio/ago., 2015.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
________. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
GERMANO, José Willington. As quarenta horas de Angicos. Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 59, ago. 1997. p.389-393.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e política pública educacional, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
________.Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade, v. 13, n. 2, p. 20-31, maio/ago. 2004.
GUARULHOS. MOVA alfabetiza turma de 150 pessoas. In: Notícias Portal Prefeitura de Guarulhos. Disponível em: <http://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17782:mova-guarulhos-&catid=102:educacao>.
GUARULHOS. Formatura reúne cerca de 350 alunos. In: Notícias Portal Prefeitura de Guarulhos. Disponível em: <http://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?view=article&catid=49%3Aeducacao&id=21505%3Amova%C2%Adalfabetiza%C2%Adturma%C2%Adde%C2%AD150%C2%Adpessoas&tmpl=component%E2%80%A6>.
REINACH, Fernando. Árvores escalam montanhas para fugir do calor. In: ColetivoEcoologia Urbana, 2008. Disponível em: <https://ecourbana.wordpress.com/2008/08/01/arvores-escalam-montanhas-para-fugir-do-calor/>.
SALOMÓN, Leticia. O Papel da Sociedade Civil na Construção da Democracia In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (Org.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Educação; UNESCO, 2006.
SANTOS, Maria Alice de Paula (Org.) MOVA em Movimento. Porto Alegre, RS: Ação Educativa; Instituto Paulo Freire; Secretaria de Estado de Educação-RS, 2004.
SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p.250-263, maio/ago. 2013.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).