A IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Elenita Eliete de Lima Ramos IFSC
  • Charline Garcia IFSC

Palavras-chave:

Implantação do PROEJA. IFSC. Câmpus Florianópolis. EJA

Resumo

Este estudo integra uma pesquisa maior que investigou o processo de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - no IFSC, câmpus Florianópolis. A pesquisa teve como objetivo apontar acertos e desacertos do ponto de vista da legislação vigente. Como estratégia metodológica realizou-se um estudo sobre a legislação referente ao Programa, bem como uma análise das entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes daquela unidade educativa que ocuparam o cargo de gestores do Programa. As entrevistas aconteceram no segundo semestre de 2010 e foram a principal fonte para a realização da pesquisa. Esta investigação apontou que a implantação do PROEJA no câmpus Florianópolis representou uma grande conquista para a Educação de Jovens e Adultos, no entanto há muito que se caminhar para que, de fato, este Programa se consolide como um política institucional.

Biografia do Autor

Elenita Eliete de Lima Ramos, IFSC

Licenciada em em Matemática, pela UFSC. Especialista em Ensino de Matemática UFSC. Especialista em PROEJA pelo IFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. É professora e pesquisadora do IFSC - Campus Florianópolis. Tem experiência na área de ensino da Matemática: ensino superior, ensino médio , educação tecnológica e educação de jovens e adultos. Atualmente suas pesquisas estão voltadas para a Educação Matemática Crítica e para a Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

CURRÍCULO