Submissões

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Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

A submissão de trabalhos ao evento será realizada entre 21 de fevereiro e 26 de maio de 2024, exclusivamente pelo site oficial do evento - ifsc.edu.br/sepei.

Poderão ser inscritos trabalhos para apresentação oral/em Libras nos formatos presencial e online, conforme indicado no momento da submissão.

Parágrafo único. Serão aceitos trabalhos no formato presencial até o limite de vagas do evento, podendo os demais trabalhos submetidos para esse formato serem realocados para o formato online, por ordem de avaliação.

Cada trabalho poderá ter no máximo 6 (seis) pessoas autoras.

  • 1º Poderão ser autorias dos trabalhos para apresentação presencial estudantes, pessoas servidoras e egressas do IFSC.
  • 2º Poderão ser autorias dos trabalhos para apresentação online estudantes, pessoas servidoras e egressas do IFSC e estudantes de outras instituições de ensino.
  • 3º Os trabalhos submetidos pela comunidade acadêmica do IFSC devem ter sido concebidos no âmbito de atividades ou projetos dentro do IFSC ou estar diretamente vinculados à instituição.

Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo expandido, para uma das divisões temáticas informadas no Anexo 1.

Parágrafo único. As divisões temáticas são organizadas por tema, independente da origem do fomento da atividade em questão e da formação básica de suas autorias, buscando promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Os trabalhos devem ser elaborados a partir do modelo disponibilizado no site oficial do evento - ifsc.edu.br/sepei - e enviados em formato PDF. 

Parágrafo único. Trabalhos enviados com formato distinto do modelo disponibilizado serão automaticamente desclassificados.

No ato da submissão deverá ser informado o nome de duas pessoas autoras responsáveis pela apresentação do trabalho.

  • 1º Trabalhos presenciais deverão ser apresentados por: duas pessoas estudantes; ou uma pessoa estudante e uma pessoa egressa; ou uma pessoa estudante; ou uma pessoa egressa; ou uma pessoa estudante e uma pessoa servidora.
  • 2º Trabalhos online poderão ser apresentados por até duas autorias de qualquer uma das categorias aceitas para participação no evento.
  • 3º No caso dos trabalhos aceitos para apresentação presencial, somente as pessoas indicadas como apresentadoras no momento da submissão irão ao evento presencial.
  • 4º Pessoas servidoras inscritas como apresentadoras para trabalhos presenciais não serão as apresentadoras principais do trabalho, isto é, devem atuar como auxiliares dos estudantes, que farão efetivamente a apresentação.

Para cada trabalho de apresentação presencial selecionado, serão homologadas as inscrições para participação presencial de no máximo 2 (duas) pessoas, podendo ser:

I - uma dupla de estudantes;

II - uma pessoa estudante e uma servidora;

III - uma pessoa  estudante e uma egressa;

IV - uma pessoa estudante;

V - uma pessoa egressa.

SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Na seleção dos trabalhos para apresentação presencial, serão selecionados pelo menos quatro trabalhos por câmpus, preferencialmente um por divisão temática.

  • 1º Em caso de não ocupação das vagas destinadas a um determinado câmpus, essas vagas serão preenchidas pelos trabalhos melhor avaliados em qualquer um dos demais câmpus, por ordem geral de avaliação.
  • 2º A seleção será realizada por comissão designada para este fim.

Não serão aceitos trabalhos idênticos submetidos com autorias distintas.

Parágrafo único. Em caso de submissões duplicadas ou com alto índice de similaridade, será considerada a mais recente.

Os trabalhos poderão ser aprovados ou recusados.

Parágrafo único. Aos trabalhos aprovados, caso necessário, poderão ser solicitados ajustes. Os autores terão o prazo de uma semana (sete dias corridos) após o recebimento da avaliação para ressubmissão com a versão final. Os trabalhos corrigidos deverão ser enviados para o e-mail sepei@ifsc.edu.br.

A seleção dos trabalhos será realizada com base nos critérios apresentados no Anexo 2 deste regulamento.

  • 1º Em caso de empate na pontuação dos trabalhos avaliados, será utilizado como critério de desempate a maior nota nos critérios avaliativos, nesta ordem: 

I. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

II. Resultados alcançados;

III. Procedimentos metodológicos.

  • 2º Em caso de permanência de empate, a seleção e classificação será realizada pela comissão técnico-científica com base nos objetivos do evento, representatividade dos câmpus e participação de estudantes. 

De acordo com as vagas disponíveis para o evento e com a nota obtida na avaliação, os trabalhos submetidos para apresentação presencial poderão ser aceitos para apresentação online.

Até 14 de junho de 2024 será divulgada a lista de trabalhos aceitos e para qual formato de apresentação (presencial ou online).

APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS

As apresentações dos trabalhos serão presencialmente ou online, conforme escolha das autorias ou a critério da comissão organizadora em virtude do número de trabalhos aprovados para o evento.

No dia 5 de julho de 2024 serão divulgadas as datas e horários de cada apresentação.

  • 1º É de responsabilidade das pessoas que irão apresentar cada trabalho conferirem a programação para saber o dia, hora e local de sua apresentação.
  • 2º De 5 a 26 de julho de 2024 poderá ser solicitada alteração na data e/ou horário previsto para a apresentação, devidamente justificada, para o e-mail sepei@ifsc.edu.br
  • 3º As datas e horários finais de cada apresentação serão divulgados em 9 de agosto de 2024.

Cada trabalho terá até 10 (dez) minutos para apresentação, sendo no máximo 7 (sete) minutos de exposição e 3 (três) minutos para perguntas e discussões. 

  • 1º A ordem de chamada para apresentação em cada sessão será definida por meio de sorteio na hora de cada banca.
  • 2º  Recomenda-se a permanência das pessoas apresentadoras na sala durante toda a sessão, a fim de possibilitar a socialização dos conhecimentos e aprendizados.

Caso utilize slides em sua apresentação, é obrigatório o uso do modelo oficial disponível no site oficial do evento - ifsc.edu.br/sepei.

Os trabalhos apresentados no Sepei 2024 serão avaliados por bancas, de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo III.

  • 1º Os trabalhos melhor avaliados poderão ser premiados na solenidade de encerramento.
  • 2º Os trabalhos apresentados exclusivamente por pessoas servidoras e participantes de outras instituições de ensino não serão avaliados.

Todos os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos Anais do Sepei 2024.

As bancas avaliadoras serão compostas por pessoas servidoras do IFSC, que não sejam autoras de trabalhos na respectiva sessão.

ANEXO 1 - DIVISÕES TEMÁTICAS (DT) PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

DT 1 - Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional

Nesta divisão temática, são especialmente pertinentes:  relatos de atividades que abordam manifestações artístico culturais, movimentos de incentivo à leitura e à escrita, fenômenos contemporâneos da linguagem, autoria colaborativa, linguagem imagética, fotografia, cinema, cineclubismo, estética, dança, música, moda, design, consumo e produção midiática, universo discursivo, língua adicional para brasileiros e estrangeiros, patrimônio histórico cultural, biblioteconomia e educação de usuários; literatura, documentação, formação de leitorado, redes sociais, e-governo, repositórios, netativismo, mineração de dados; estratégia, organizações e gestão da informação; gestão de operações e logística; gestão de pessoas; marketing; gastronomia, turismo; gestão e administração pública, transparência pública;e outros.

Áreas temáticas, do conhecimento e atuação educacional relacionada:

Comunicação; Cultura; Linguística, Letras e Artes; Formação de Leitores; Ensino de Artes; Sociais Aplicadas.

Áreas do conhecimento (CNPq): 

Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Áreas temáticas da Extensão: 

Comunicação; Cultura; Educação.

DT 2 - Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo

Nesta divisão temática, são especialmente pertinentes: relatos de atividades que abordam educação do campo; sustentabilidade ambiental; epidemiologia; bem estar e saúde pública; naturologia; terapias alternativas; energias renováveis; agricultura familiar; mudanças climáticas; reciclagem, reaproveitamento e gestão de recursos e resíduos; conflitos socioambientais; máquinas agrícolas e florestais; propriedades físicas dos produtos agrícolas; engenharia e processos das indústrias agroalimentares; instalações e equipamentos pecuários; aquicultura; gestão e conservação do solo; hidrologia e hidráulica; gestão da água; ordenamento do território e desenvolvimento rural; tecnologias ambientais; e outros.

Áreas temáticas, do conhecimento e atuação educacional relacionada:

Meio Ambiente; Agrárias; Biológicas; Saúde; Exatas e da Terra.

Áreas do conhecimento (CNPq): 

Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias.

Áreas temáticas da Extensão: 

Comunicação; Educação, Meio Ambiente: Tecnologia e Produção; Trabalho.

DT 3 - Ação social, desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Nesta divisão temática, são especialmente pertinentes: relatos de atividades que abordam memória social e poder; direito e justiça em ação; cidades e espaços públicos; ocupações e profissões; fronteiras e deslocamentos; pessoas trabalhadoras; sindicatos e ações coletivas; pensamento social no Brasil; biografia; políticas públicas; educação e sociedade; política e sociedade; economia; religião, conflitos e questão de secularização; movimentos sociais; democracia; desigualdades e estratificação; migrações contemporâneas no Brasil; violência, crime e punição; xenofobia; gênero; diversidade; família; relações raciais e étnicas; juventudes, velhices e construções identitárias; corpo e sexualidade; tecnologias educacionais; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Certificação Profissional (CERTIFIC) ; educação prisional; inclusão, direitos humanos e interculturalidade; educação especial; formação de professores; didática, currículo e políticas educacionais; orientação profissional; educação a distância; ensino híbrido; práticas de estágio; gestão educacional; iniciação a docência; pesquisa como princípio educativo; cultura escolar e cultura discente; estratégias para o acesso, a permanência e o êxito de estudantes; e outros.

Áreas temáticas, do conhecimento e atuação educacional relacionada:

Direitos Humanos e Justiça, Trabalho, Humanas, Educação.

Áreas do conhecimento (CNPq): 

Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Áreas temáticas da Extensão: 

Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação.

DT 4 - Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro

Nesta divisão temática, são especialmente pertinentes: relatos de atividades que abordam computação e informática; softwares e hardwares; engenharia de software (métodos, técnicas e ferramentas); inteligência artificial; interação humano-computador; jogos digitais; Internet das Coisas (IOT); sistemas multimídia; big data; tecnologias assistivas; robótica; ergonomia; electrificação; fontes de energia e energias renováveis; automatização e controle; tecnologias da informação e comunicação; ciência dos materiais; técnicas alternativas e inovação em processos; e outros.

Áreas temáticas, do conhecimento e atuação educacional relacionada:

Tecnologia e Produção, Engenharias.

Áreas do conhecimento (CNPq): 

Ciências Exatas e da Terra; Engenharias.

Áreas temáticas da Extensão: 

Comunicação; Tecnologia e Produção; Trabalho.

ANEXO 2 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

1) A proposta está em consonância com a Divisão Temática indicada pelas pessoas autoras?

Se SIM, 10,00.

Se NÃO, 0,00.

2) O trabalho apresenta indícios de plágio?

Se NÃO, 10,00.

Se SIM, 0,00 para este e para todos os demais itens abaixo. Essa nota reprova a proposta. O responsável pela avaliação deve justificar o motivo.

3) A atividade relatada configura-se conceitualmente como atividade de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão conforme finalidades, características e objetivos dos Institutos Federais?

Se SIM, 10,00.

Se NÃO, 0,00 para este e para todos os demais itens abaixo. Essa nota reprova a proposta. O responsável pela avaliação deve justificar o motivo.

4) O resumo do trabalho está apresentando adequadamente as atividades desenvolvidas?

Se plenamente presente, 10,00.

Se parcialmente presente, 8,00.

Se fragilmente presente, 5,00. 

Se não está presente, 0,00.

5) A introdução justifica explicitamente a relevância do trabalho proposto?

Se plenamente presente, 10,00. 

Se parcialmente presente, 8,00.

Se fragilmente presente, 5,00. 

Se não está presente, 0,00.

6) O trabalho traz explicitamente o(s) objetivo(s) proposto(s)?

Se plenamente presente, 10,00.

Se parcialmente presente, 8,00.

Se fragilmente presente, 5,00. 

Se não está presente, 0,00.

7) A(s) situação-problema(s) do trabalho proposto está adequadamente apresentada?

Se plenamente presente, 10,00.

Se parcialmente presente, 8,00.

Se fragilmente presente, 5,00. 

Se não está presente, 0,00.

8) A fundamentação teórica do trabalho está adequadamente apresentada?

Se plenamente presente, 10,00.

Se parcialmente presente, 8,00. 

Se fragilmente presente, 5,00. 

Se não está presente, 0,00.

9) Os procedimentos metodológicos apresentam de forma compreensível o caminho proposto para alcançar os objetivos?

Sim, é possível compreender bem todas as etapas, 10,00.

Apresenta procedimentos detalhados, porém não totalmente compreensíveis, 8,00.

Apresenta procedimentos, porém, não é possível compreender as etapas, 5,00. 

Não apresenta procedimentos metodológicos, 0,00.

10) Os resultados alcançados denotam a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão?

Se plenamente presente, 10,00.

Se parcialmente presente, 8,00. 

Se fragilmente presente, 5,00. 

Se não está presente, 0,00.

11) Os resultados alcançados possuem conformidade com os objetivos propostos e expressam os impactos alcançados?

Se plenamente presentes, 10,00.

Se parcialmente presentes, 8,00.

Se fragilmente presentes, 5,00. 

Se não estão presentes, 0,00.

12) As considerações finais são explícitas e possuem conformidade com os objetivos propostos?

Se plenamente presentes, 10,00.

Se parcialmente presentes, 8,00.

Se fragilmente presentes, 5,00. 

Se não estão presentes, 0,00.

 

ANEXO 3 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

CRITÉRIO

NOTA

Apresentou domínio do conteúdo?

 0 a 20

O trabalho foi apresentado de forma compreensível?

 0 a 20

Apresentou com qualidade o tema, abordando o contexto e relevância do trabalho?

0 a 20

Usou adequadamente o tempo?

 0 a 20

Os recursos utilizados (audiovisual, fotografias, apresentação oral, outros) foram suficientes e adequados para a apresentação?

 0 a 20

Dirimiu todas as dúvidas de forma suficiente na etapa de questionamentos?

 0 a 20

TOTAL

0 a 120

 

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