MUNDOS VIRTUAIS 3D: O CASO DO OPENSIM, APRESENTAÇÃO E SUAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS

Autores

  • Akássio Miranda Silva
  • Willian Rochadel
  • Juarez Bento da Silva

Palavras-chave:

Mundos Virtuais 3D, OpenSim, Experimentação Remota, Tecnologias Educacionais

Resumo

Esse minicurso tem como objetivo explicar conceitos importantes de mundos virtuais 3D,aliando-os a experimentação remota, mostrar os principais usos atuais da plataformaOpenSim, explicar como funciona a integração de dispositivos e do Moodle com estaplataforma, demonstrar ainda outras atividades que podem ser desenvolvidas pelosusuários dentro de um mundo virtual 3D. Os mundos virtuais 3D simulam situações reaisdando a seus usuários uma experiência social que permite o contato com pessoas aoredor do mundo compartilhando conhecimento cultural e expandindo a consciência deglobalização. Um ambiente virtual pode prover a estrutura necessária para ofortalecimento de práticas educativas e de processos de comunicação que solidifiquem odiálogo e a cooperação em grupo para uso pedagógico, e ainda contribuir para oaprendizado à distância e para o processo de colaboração intelectual. Usando umservidor de mundos virtuais 3D, chamado OpenSimulator, ou somente OpenSim, épossível produzir aplicações interativas em 3D mais especializadas. O OpenSimulator éformado por um conjunto de tecnologias que, quando combinadas, fornecem umainterface para um mundo tridimensional gerado por computador que possibilita a conexãocom sistemas reais dando ao estudante uma interação de forma dinâmica entre esseambiente imersivo e o mundo real. Este é um projeto do Laboratório de ExperimentaçãoRemota (RexLab), que procura se engajar no ideal de investir em ferramentas deaprendizado como Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D que funcionam como suporteeducativo social, com o objetivo de atrair estudantes para praticas laboratoriais de física etecnologia em mundos virtuais inserindo-se no momento tecnológico do aluno. OOpenSim é uma aplicação baseada na Web tão versátil que pode ser entendida como umambiente de aprendizagem ou mesmo uma rede social, ele também possui umaferramenta de construção de objetos integrada estimulando a interação com um ambientegráfico através de avatares, o que desafia a criatividade de seus usuários. Todo materialproduzido é livre e pode ser acessado por visitantes usando as informações contidas nolink rexlab.ufsc.br.

Biografia do Autor

Akássio Miranda Silva

Willian Rochadel

Juarez Bento da Silva

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Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

PALESTRAS E MINICURSOS