A RADIOATIVIDADE NA VISÃO DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Tiago Velho Bez Instituto Federal de Santa Catarina, campus Ararangua
  • Wesley Alexandre Instituto Federal de Santa Catarina, campus Ararangua
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, campus Ararangua

Palavras-chave:

Radioatividade, Formação inicial, Evolução conceitual

Resumo

A radioatividade está muito presente em nosso cotidiano, porém na educação básica raramente é abordada e no ensino superior apenas em algumas áreas das exatas. A abordagem do referido tema em cursos de formação inicial é extremamente importante, pois levam ao conhecimento dos alunos os benefícios e riscos do fenômeno em questão. A presente pesquisa objetivou conhecer as concepções dos alunos de um curso de Ciências da Natureza com Habilitação em Física sobre a radioatividade. Para tanto, foi aplicado um questionário para 30% dos alunos do curso em questão do Instituto Federal de Santa Catarina do câmpus de Araranguá. A maioria dos alunos apresentou desconhecimento sobre o fenômeno da radioatividade e aspectos relacionados, havendo confusão quando ao tentar discernir os conceitos relacionados ao fenômeno. Existem equívocos quanto aos conceitos de radioatividade, onda eletromagnética, raios-x e desconhecimento sobre o funcionamento de aparelhos de raios-x e fornos micro-ondas. É necessária a realização de atividades que busquem uma evolução conceitual dos alunos, para que se sintam a vontade em abordar o assunto durante a prática profissional.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS